São Paulo, segunda-feira, 07 de abril de 2008

Texto Anterior | Índice

Escuta aqui

>>Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

Viajando pelas ondas curtas

ANTES DE existir a Escuta Aqui, no século passado, a coluna de música do Folhateen era assinada por André Forastieri e se chamava Ondas Curtas. O nome, é claro, não podia ser diferente. Os leitores mais jovens provavelmente não sabem, mas ondas curtas são um tipo de transmissão de rádio que chega mais longe. Era pelas ondas curtas que nós, brasileiros interessados no que rolava na gringa, conseguíamos ter algum contato com o mundo exterior.
Foi por ondas curtas que aprendi espanhol direito, ouvindo as transmissões em castelhano da Rádio Moscou (escutar uma rádio soviética em São Paulo em plena ditadura brasileira, que tal?).
Foi nas ondas curtas do serviço brasileiro da BBC de Londres que descobri que o Ivan Lessa, aquele cara que eu lia e adorava no "Pasquim", existia de verdade, e apresentava um programa de... aulinhas de inglês!
Rádio Suíça, Rádio França Internacional, estações do Canadá, da Coréia do Sul, das Alemanhas... Eu acompanhava várias, sonhando acordado com aquele mundo desconhecido. Algumas tinham serviço em português. Outras eu ouvia nas línguas originais mesmo, ainda que não entendesse nada!
Não era uma experiência tranqüila, porque, em São Paulo, havia muita interferência. Nem sempre o rádio captava direito os sinais que chegavam do outro lado do planeta. Nos programas que respondiam cartas de ouvintes, em geral a correspondência vinha do interior do Brasil, onde a recepção era muito mais clara.
Lembrei dessa história de ondas curtas porque, na semana passada, entrevistei um cientista na casa dele e vi um rádio grandão, antena em ângulo de 45 graus, ao lado do computador. Ele explicou: era para escutar transmissões da Hungria. Perguntei por que ele não fazia isso pela web, de um jeito mais fácil e com mais qualidade sonora. O professor respondeu: não tenho internet em casa.
Imediatamente, voltei 25 anos no tempo, foi legal.

CD PLAYER

PLAY - Novo site da rádio Triple J
Emissora australiana organizou e modernizou sua página. Dá para passar horas passeando: www.triplej.net.au.

PAUSE - "Novo" site da Indie 103.1
Emissora de Los Angeles também consertou o site -ou pelo menos tentou. Continua poluído e confuso: www.indie1031.fm.

EJECT - Sites de rádios americanas em geral
Com raras exceções, rádios americanas têm sites mal-ajambrados, seguindo uma estética velha, tipo metal farofa.


Texto Anterior: +CDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.