UOL


São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAÚDE

Postos de saúde não têm todos os tipos de pílula

DO COLUNISTA DA FOLHA

Uma leitora reclama de que seu médico receitou um tipo de pílula que ela não encontra em diversos postos de saúde e diz que está sem dinheiro para comprá-lo numa farmácia. Diz também que não confia só na camisinha e que o médico não quer que ela use DIU porque ela ainda é muito nova e não teve filhos.
É bom lembrar que os postos de saúde nem sempre contam com todos os tipos de anticoncepcional. Alguns não são comprados pelas secretarias de saúde, e outros podem estar em falta. Uma possibilidade é tentar um contato com o Disque Saúde, que pode ter essa informação: 1520 ou 0800-61-1997.
Uma alternativa é entrar em contato com o médico para que ele troque o tipo de anticoncepcional por um medicamento que possa ser encontrado com maior facilidade. Hoje existe uma variedade muito grande de pílulas.
Em relação ao DIU, vale lembrar que a posição dos médicos pode variar um pouco. O fato de não ter tido filhos não é uma contra-indicação absoluta à colocação desse método. Mas, em geral, o DIU é mais indicado para mulheres que já têm um parceiro fixo (menor risco de infecção) e para as que já tiveram um parto (maior facilidade de colocação).
E você? Está discutindo com seu médico qual é a melhor forma de prevenir uma gravidez indesejada? (JB)


Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Métodos anticoncepcionais confundem jovens
Próximo Texto: Científicas: Ratos prevêem terremotos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.