São Paulo, segunda-feira, 07 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com boa trilha sonora, filme foge da escola à la Disney

"High School Band" conta história de garoto desajustado e fã de Bowie

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
EDITOR DO FOLHATEEN

S e você ouve artistas como David Bowie, Velvet Underground, U2 e The Killers na escola, certamente já notou que faz parte de uma minoria daquelas bem pequenas.
É a mesma minoria em que está o garoto Will Burton, filho de pais separados que mora com a mãe (seu pai tem uma história complicada...), vive isolado na escola e escreve um diário endereçado a David Bowie.
Will (vivido pelo ator novato Gaelan Connell, um clone de Shia LaBeouf) é o protagonista de "High School Band", filme que estreia nos cinemas nacionais na próxima sexta-feira.
Apesar do título "brasileiro" (o original é "Bandslam", que é o nome de uma competição de bandas) e da presença de Vanessa Hudgens no elenco, o longa não é mais uma cópia das franquias bem-sucedidas da Disney como "High School Musical" e "Camp Rock".
"O filme fala dos desajustados, tem muito mais conteúdo do que as pessoas esperam, é uma grande surpresa", diz a atriz Lisa Kudrow (do seriado "Friends") em entrevista à Folha. Ela faz a mãe de Will.
A história começa com o garoto se mudando de cidade e entrando em uma nova escola, onde encontra uma galera tão lado B quanto ele -a gótica caladona Sa5m ("O 5 é mudo", explica a personagem vivida por Vanessa Hudgens), os indies nerds Bug e Omar.
Só que ele também faz amizade com a loiríssima Charlotte, ex-"cheerleader" que, por motivos misteriosos, resolveu abandonar seus ex-amigos populares para se juntar aos "monstros" em uma banda que compete no Bandslam (da qual Will vira "empresário").
E dá-lhe música, mostrando a preparação para o torneio de bandas e Will se dividindo entre Sa5m e Charlotte.
Com uma trilha sonora à la "Juno" (tem Bowie, Velvet, Wilco, Nick Drake) e o foco nos "losers" do colégio e na paixão deles por música indie e por rock, "High School Band" deve agradar a quem não suporta Jonas Brothers, Demi Lovato etc.
Mesmo se você não faz parte daquela minoria do primeiro parágrafo, vale dar uma chance.


Texto Anterior: High School Losers
Próximo Texto: Você é o crítico: Aventuras de uma cadela especial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.