São Paulo, segunda-feira, 08 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Índice

Escuta aqui

@ - Álvaro Pereira Júnior

Apelo às rádios brasileiras

ESCUTA AQUI abre 2007 com um apelo a donos e/ou programadores de rádio do Brasil: ouçam a Radio Concierto FM, de Santiago, Chile. É só ir a www.concierto.cl e clicar em "escucha concierto".
Os chilenos emendam Cansei de Ser Sexy com Moby, depois Air. Tocam um New Order antigo e colam em um White Stripes mais recente. Sossegam os ânimos com Gnarls Barkley. Detonam geral com um Led Zeppelin do baú. No meio, encontram espaço para Bran Van 3000, Gorillaz, Klaxons e bandas bacanas de rock hispânico. À tarde, têm um programa de meia hora só com música brasileira, o "Caipiriña". Por que não dá para fazer uma rádio assim no Brasil, alguém pode me dizer?
Os caras da Concierto não são indies suicidas. Não são o tipo de gente que pegou uma rádio na mão e, só para se divertir, põe no ar o lado B do compacto da novíssima banda da Irlanda do Norte que ainda nem saiu da garagem. Nada disso: o repertório consegue ser eclético, sem atirar a esmo para todos os lados. A Concierto é apenas, como diz seu slogan, "la radio de hoy".
A programação é ancorada por 40 ou 50 músicas, com algumas esquisitices encaixadas no meio. É a mesma fórmula usada pela www.indie103.fm, de Los Angeles, pela www.1077 theend.com, de Seattle, e várias outras.
A Concierto não tem locutores engraçadinhos. Os textos, em geral bem escritos, cheios de referências à cultura cyber, são lidos por narradores "normais", o que soa um pouco estranho a ouvidos brasileiros. Os programas especiais também parecem bacanas: de um especial sobre o Depeche Mode a uma radionovela (!), passando por um documentário sobre Pinochet.
Vivo citando aqui rádios bacanas dos EUA, Bélgica, Austrália, Inglaterra. Mas são países que, reconheço, têm realidades muito diferentes da nossa. Já o Chile, não. É América Latina também, é pobre também... e gosta de rock também. Será que um dia o Brasil vai ter uma Radio Concierto FM?


Texto Anterior: CDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.