São Paulo, segunda-feira, 08 de junho de 2009

Texto Anterior | Índice

Escuta aqui

Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

Mais uma ilusão sueca, ou não

UMA DAS MAIORES besteiras que fiz na vida foi deixar de assinar, por uns dois anos, a revista inglesa "Word". Algum problema de burocracia na renovação, nem lembro direito. Felizmente, já faz uns meses que minha assinatura voltou ao normal.
Outra asneira gigante, ao voltar a assinar, foi não dar bola para o CD que vem em toda edição, sempre intitulado "Now Hear This" (numa tradução bem livre, "agora escuta aqui").
Ainda bem que, nas últimas edições, tenho ouvido de novo o bichinho, e é a ele que devo a descoberta da canção "June Evenings", da banda Air France (pois é, agora soa de mau gosto). Difícil, depois de tantos anos escutando música a sério, ainda encontrar entusiasmo para um artefato pop como este. Mas, confesso, encontrei. Já devo ter ouvido "June Evenings" umas 300 vezes.
Em busca de referências sobre o Air France, acabei caindo numa coluna que o coroa Paul Lester escreve no diário inglês "The Guardian", chamada "A Banda do Dia". Para Lester, o AF, uma dupla sueca, faz "pop perfeito". Tudo eletrônico, tudo em estúdio.
E aí meu entusiasmo começa a se diluir. Mais um grupinho obscuro de um país um tanto fora do circuito "normal", quem aguenta? Vou, então, à página deles: myspace.com/theairfrance. Mais sete faixas, ainda mais doces. Não sei se você conhece o M83, da França. É por aí, mas sem nada da abrasividade do M83.
Paul Lester vê também paralelos com o New Order do álbum "Technique". Verdade, mas com menos drogas.

 

Falando em revistas, minha favorita, a também inglesa "New Scientist", que vinha sempre recheada de classificados de altíssimo nível, anda fininha, fininha... Será?
 

Comecei este texto num tom para cima, acabei me perdendo em divagações meio desesperançadas. As coisas não andam fáceis, espero que você me entenda.

PLAYER

PLAY - Now Hear This
Não há como não gostar dos CDs que vêm todo mês na "Word". Só é preciso gostar de música.

PLAY - June Evenings, Air France
Junho, para um sueco, é um dos poucos meses em que em dá para viver sem gelar. A canção reflete isso.

PLAY - Alocatel, Mexican Institute of Sound
Lembrou muito a trilha do filmaço mexicano "Amores Brutos". Doideira.

Texto Anterior: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.