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>> Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br
Como é um show do Radiohead
VI RADIOHEAD ao vivo duas vezes: uma
em 2001, perto de San Francisco, Califórnia. Outra em agosto passado, em
Toronto, Canadá. É pouco para quem gosta de
música. Menos ainda para quem escreve sobre
o assunto.
A primeira foi uma experiência inesquecível. De uma vez só, os discos "difíceis", "Kid A"
e "Amnesiac", passavam a fazer sentido. Não
representavam a ruptura
que, em um primeiro momento, se imaginava (ou
que pelo menos eu imaginei). Formavam um
"continuum" com tudo o
que o Radiohead tinha
feito antes. O destaque no
palco era Jonny Greenwood, multiinstrumentista elétrico. O já baixinho Thom Yorke desaparecia ao lado de seu parceiro hiperativo. Saí com
a certeza de que tinha
participado de um tipo de
experiência estética séria.
Não era só um show.
A segunda vez foi diferente. O primeiro impacto foi o da perfeição visual. Um telão mostrava
imagens da banda processadas em tempo real, com
efeitos de um bom gosto
impressionante e ângulos
sempre inusitados.
Penduradas no teto, estalactites metálicas (na
verdade, tubos de LEDs
multicoloridos) iluminavam o palco como se aquilo fosse um sonho.
Mas a banda estava gelada. Perfeita e sem vibração. Até a movimentação permanente de Greenwood, alternando-se entre vários instrumentos, parecia coreografada. No final, Thom Yorke
falou alguma coisa bonita, tipo "agora vão para casa tomar vitamina C e ficar agarradinhos com quem vocês
amam" (fazia um frio desgraçado, apesar de ser verão).
Por favor, não me entenda mal. Radiohead funciona
muito ao vivo, não deixe de ver quando tocar no Brasil
(apesar de que, quando você ler esta coluna, é bem possível que os ingressos já estejam esgotados, pelo menos
para São Paulo). Mas tenha em mente: o show, que dura
duas horas, não é arrebatador. É, isso sim, milimetricamente profissional.
CD PLAYER
PLAY - Tela horizontal do
YouTube
Ficou moderno e dá mais vontade de
assistir. Sábia medida.
PLAY - "Headmaster Ritual"
com Radiohead
Se eles tocarem esse cover dos Smiths
no Brasil, o verão vai ficar perfeito.
EJECT - Comerciais no Youtube
Comerciais começam a rolar sem a gente
perceber nesse novo arranjo visual. Já
tomei cada susto!
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