São Paulo, segunda-feira, 09 de fevereiro de 2004

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CARTAS

LEITORES FAZEM COMENTÁRIOS SOBRE A MÚSICA DIGITAL PAGA, E JOVEM DEFENDE O "FOLHATEEN"

Música virtual
"Gostei muito da reportagem sobre musica digital (ed. de 2/2). Acho que esse tema é de extremo interesse para jovens que vivem essa revolução. Gostaria de convidá-los a ouvir meu documentário "A Música É de Quem?", que trata justamente desses assuntos (pirataria, MP3, direitos autorais, copyleft etc.). O documentário está disponível no site www.pirex.com.br."
Leo Germani - São Paulo, SP

Ainda é sonho
"Sou grande usuário de programas como KaZaA e outros e acho fantástico esse meio de divulgação de músicas, uma vez que você pode, sem compromisso e sem estar limitado pelos seus laços de amizade, conhecer novas bandas. Com o advento do iTunes para PC achei que a minha cruzada em busca de músicas importadas receberia um aliado. Fiquei muito contente com o fato de agora poder comprar CDs inteiros por um preço razoável (por volta de R$30 contra os R$ 55 de importadoras). Mas, ao me preparar financeiramente para tal empreitada, deparei-me com a indisponibilidade da transação via iTunes. Por isso gostaria só de informar aos outros leitores que, apesar de maravilhoso, esse sistema de compra de músicas pela internet ainda é, para nós, tupiniquins, um sonho."
Bruno Correa, 23 - São Paulo,SP

Idéia descabida
"Discordo de uma idéia contida na reportagem sobre o futuro da música (ed. de 2/2). É leviana a concepção de que músicos devem obter dinheiro ao produzir discos e que, ao comprar músicas pela rede de modo correto, estaríamos ajudando os músicos. Poucas vezes ouvi afirmação mais hipócrita do que essa."
Marcelo Martins Molinari, 19 - São Paulo, SP

Não mude o "Folhateen"
"Discordo totalmente da leitora Ana Pistéco Bourg, que chamou o suplemento de "Folha Tio" (ed. de 26/1). Não há nada a mudar nas reportagens do Folhateen. Este caderno é o único que nos faz formar opiniões por nós mesmos. E outra: vocês têm de falar sobre bandas desconhecidas, sim. Pois as bandinhas brasileiras já são pop demais e passam o tempo todo na mídia. Se ela quer ver coisas sobre Pokémon ou Digimon ou "Bom Dia e Cia.", que procure a TV ou outro meio mais popular de comunicação e não tente mudar o diferente e o agradável aos olhos de quem procura informações para se manter vivo num mundo que se perde cada vez mais. Digo isso porque conheço muita gente da minha idade que se perde por não ter as informações que eu e muitos temos graças ao Folhateen de HOJE."
Bruno Oliveira, 17 - por e-mail

Rock comercial
"Achei um absurdo uma banda que se diz de hardcore, como o CPM 22, se apresentar em um programa extremamente comercial, que só visa à audiência como o "Domingo Legal". Verdadeiras bandas de hardcore e de punk-rock não se vendem dessa maneira. Recentemente, o Charlie Brown Jr., outra banda que se julga de hardcore, se vendeu para a Coca-Cola. É lamentável que esse tipo de banda seja julgado como hardcore e punk-rock. O som e as atitudes dessas bandas mostram que elas não passam de bandinhas de rock comercial."
Marcos A. M. de Andrade, 17 - Amparo, SP



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