São Paulo, segunda-feira, 09 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTANTE

Histórias do poder em entrevistas que realmente importam

LUÍS AUGUSTO FISCHER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O que tem de gente dando entrevista hoje em dia é uma grandeza. Também, o que tem de emissora de rádio e TV, o que tem de publicação, é realmente algo novo. Vai daí, entrevista-se gente a torto e a direito, por qualquer motivo, muitas vezes desprezando até a intimidade do sujeito, sua casa e sua privacidade.
Nem todo mundo é entrevistado, claro, e algumas pessoas são entrevistadas demais. Esses dias me senti num sonho alucinatório: estava zapeando e vi a cara do cantor Daniel em três canais de TV ao mesmo tempo! Era gravado, eu sei, mas é de espantar que tanta gente queira botar o microfone diante dele e levar suas palavras ao ar no mesmo dia. Ele tem mesmo tanto a dizer? Nós queremos ouvi-lo tanto assim? Precisamos disso?
Pior ainda: será que não tem gente mais interessante dando sopa? Gente cheia de história e palpite? Tem sim, evidente. Tanto que alguns jornalistas vão até lá e proporcionam a situação para o relato. Quer exemplo? A magnífica edição chamada "Histórias do Poder", em três volumes, organizados por Alberto Dines, Florestan Fernandes Jr. e Nelma Salomão.
Cada um dos volumes reúne um tipo de gente. No primeiro, militares, padres e intelectuais; no segundo, parlamentares; e, no terceiro, políticos ligados a importantes experiências no Executivo. Há interessantes exceções, como Fernanda Montenegro, atriz, e José Mindlin, ex-empresário e bibliófilo, palpitando sobre o modo de ser dos governos daqui. Ou o poeta Ferreira Gullar e o jornalista Sérgio Cabral contando suas experiências no mundo da cultura brasileira.
Bom de ler, de meditar e de descobrir coisas sobre o passado e o presente de figuras altas da República, como o hoje notório senador Antônio Carlos Magalhães, o atual presidente Fernando Henrique, o ex-presidente Sarney e o secretário das finanças da cidade de São Paulo, João Sayad, todos indivíduos com muita quilometragem rodada, todos dando entrevistas reflexivas, destinadas ao leitor de agora mas também ao do futuro.


Histórias de Poder - 100 Anos de Política no Brasil
Autor: Alberto Dines, Florestan Fernandes Jr. e Nelma Salomão
Editora: 34
Quanto: R$ 75, em média


E-mail: fischerl@uol.com.br



Texto Anterior: Internotas: "Eu sô é hôme!"
Próximo Texto: Eu leio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.