São Paulo, segunda-feira, 09 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

INTERNETS

RONALDO LEMOS - ronaldolemos09@gmail.com

Obama usa humor da internet em discurso

A POLÍTICA está mudando. Um dia antes de anunciar a morte de Osama bin Laden, o presidente dos EUA, Barack Obama, surpreendeu. Desbravou as fronteiras entre novas e velhas mídias e apontou novos caminhos para a linguagem política.
Tudo aconteceu em um jantar formal na Casa Branca dedicado aos correspondentes de imprensa. A sala estava cheia de grupos de jornalistas representando desde a superconservadora Fox até jornais como o "New York Times".
Obama poderia ter feito um discurso sisudo e chato. Em vez disso, preferiu chamar o time mais ousado de humoristas dos EUA, o pessoal do Daily Show, para escrever sua fala.
O resultado é hilariante (aqui na íntegra: exm.nr/ jSr4Et). Ele começa zoando o movimento que insistia em negar que ele era americano, boato que foi enterrado com a divulgação da sua certidão de nascimento.
Obama também destruiu o milionário Donald Trump, que estava na plateia. Ele apresenta o programa "O Aprendiz" e é pretenso concorrente à presidência.
Para isso, usou ao vivo recursos da mais pura linguagem da internet.
Músicas bregas (que diziam "sou americano de verdade"), remix de vídeos e fotos, que incluíam uma remontagem de "O Rei Leão", e um photoshop tosco mostrando como ficaria a Casa Branca se Trump virasse presidente (cheia de neon e colunas douradas).
Em um jantar dedicado às velhas mídias, Obama conseguiu falar também para as mídias sociais. Em minutos, o discurso tornou-se viral e foi assistido por milhões de pessoas on-line.
Já falei nesta coluna que a relação entre jornalismo e humor é promissora e deveria ser melhor explorada.
O humor está na essência da comunicação pela internet. Fica um bom exemplo agora de que a relação entre política e humor pode ser ainda mais explosiva. Para o bem ou para o mal.

MONITOR

Barack Obama, o comediante

já era
Jornalismo divorciado do humor

já é
Humoristas fazendo jornalismo bem-humorado, como o CQC e o Daily Show (bit.ly/18d6v)

já vem
Políticos utilizando recursos do humor para falar com as novas mídias

OUÇA O PODCAST DA COLUNA
www.folha.com.br/908611


Texto Anterior: Top top
Próximo Texto: 02 Neurônio: Viva o Brasil!
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.