UOL


São Paulo, segunda-feira, 09 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAÚDE

O que pensam os leitores sobre o comportamento de risco

DO COLUNISTA DA FOLHA

Perguntei aos leitores por que os jovens vacilam e se expõem a riscos em relação a sexo, drogas, trânsito e violência e por que muitos adotam hábitos nada saudáveis como vida sedentária e má alimentação. Veja algumas respostas.
A mãe de um adolescente disse que os jovens só querem fazer aquilo que gostam e que só se preocupam com o presente. Para ela, o jovem pensa que nada dá errado e que doença e morte são para velhos. Para ela, os jovens precisam "viver" suas experiências para mudar.
Ayla Costa Silveira, 15, escreve que as drogas, inclusive o álcool, são o refúgio de jovens rebeldes, que se dizem infelizes e que bebem para esquecer a vida. Ela acha que atividades diferenciadas nas escolas, espaço em casa para opinar e maior envolvimento com acontecimentos cotidianos fariam os jovens se sentirem mais importantes e confortáveis.
Rebeca Soares, 15, diz que a falta de tempo dos pais para conversar sobre relacionamentos, drogas e saúde faz com que os jovens se sintam livres para fazer o que quiserem. Para ela, carinho e orientação familiar ajudariam muito.
Pedro Zaterka, 15, também acha que o comportamento do jovem é um reflexo da situação do país, pois os jovens estão descontentes com a falta de oportunidades no trabalho e com falta de lazer e de segurança. Essa foi a opinião dos leitores. Será que isso bate com o que você pensa?



Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Ela quer transar, ele diz que religião não permite
Próximo Texto: Científicas: Suor de homem relaxa mulheres
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.