São Paulo, segunda-feira, 09 de junho de 2008

Texto Anterior | Índice

ESCUTA AQUI

>>Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

Obama e Google têm tudo a ver

O QUE O Google, o MySpace, o Facebook e outros sites têm em comum com a candidatura democrata de Barack Obama à presidência dos EUA? Tudo. Obama e a internet são praticamente inseparáveis. Só em fevereiro, a campanha dele arrecadou US$ 55 milhões. Desse total, US$ 45 milhões foram doados por meio da rede! É o que ensina uma reportagem imperdível, "The Amazing Money Machine" (a formidável fábrica de dinheiro), de Joshua Green, na revista "The Atlantic" de junho.
Se você tinha alguma ilusão de que Obama era o candidato pobrezinho e rock and roll, que enfrentava a milionária Hillary Clinton, esqueça. Nunca houve uma campanha tão rica como a de Obama. O que mudou foi a maneira de juntar a fortuna.
Na "Atlantic", Joshua Green foi atrás das origens desses novos métodos de arrecadação. E encontrou Mark Gorenberg, um investidor do Vale do Silício, região ao sul de San Francisco onde ficam as principais empresas de computação e web. Veterano democrata, Gorenberg aplicou à maquina de dinheiro de Obama os conceitos das redes sociais, como MySpace, que bombam no Vale (nos EUA, o Orkut é desconhecido). Em vez buscar grandes doações de poucas empresas e corporações, como os democratas sempre fizeram, ele desenhou um modelo de doações pequenas feitas por muita gente. E usou a web para divulgar isso.
O resultado: o novato Obama derrotou a raposa Hillary. Pela primeira vez no Partido Democrata, a maioria do dinheiro não veio de Los Angeles, sede da indústria do entretenimento, mas do Vale do Silício, sede do universo ponto.com. Irônico lembrar da guerra antimonopólio que o governo de Bill Clinton lançou contra a Microsoft nos anos 90.
É preocupante pensar no que uma eventual presidência de um candidato tão ligado ao Vale do Silício faria diante dos planos de dominação mundial de uma empresa ainda mais ambiciosa que a Microsoft: o Google.

CD PLAYER

PLAY - "The Amazing Money Machine", Joshua Green
O artigo está inteiro e de graça na web, em inglês: www.theatlantic.com/doc/ 200806/obama-finance.

PLAY - "Oracular Espectacular", MGMT
Para não dizer que não falamos de música... o mestre e produtor Dave Fridmann ensinou tudo direitinho a esses hippies juvenis. Chatos ao vivo, bons em disco.

PAUSE - "Saturnalia", Gutter Twins
Os doidões Gregg Dulli e Mark Lanegan se juntam sob o nome óbvio de "gêmeos da sarjeta". E fazem um CD igualmente óbvio para o histórico médico deles.


Texto Anterior: +CDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.