UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suecos do T[I]NC tramam nova teoria da conspiração

Terroristas põem fogo no rock

RICARDO TIBIU
FREE-LANCE PARA A FOLHA

No ano passado, a Suécia exportou para o mundo bandas como Hellacopters, Backyard Babies, Division of Laura Lee e The Hives e, assim, manteve acesa a chama do rock. Mas nenhuma dessas é tão incendiária quanto a conterrânea The [International" Noise Conspiracy.
Imagine cinco terroristas urbanos que, em vez de armas e bombas, usam música e letras de protesto. Não misturam pano, garrafa e gasolina para preparar coquetéis molotov. A combinação explosiva deles é outra: rock and roll, protopunk e funk, cobertos de sujeira.
O vocalista Dennis Lyxzén saiu das cinzas do finado Refused e recrutou seu novo exército. Chamou Inge Johansson (baixo), Lars Stromberg (guitarra), Sara Almgren (teclado e guitarra) e Ludvig Dahlberg (bateria), fazenod nascer o T[I"NC. O disco "A New Morning, Changing Weather", lançado pelo selo sueco Burning Heart com 11 faixas, traz duas bônus na versão brasileira, da Highlight Sounds.
Pode ser considerado o segundo, pois "The First Conspiracy" é um apanhado de singles lançado só no Canadá e na Ásia.
O engajamento do T[I"NC é menos radical do que parece, conforme Lyxzén disse para a revista inglesa "Kerrang": "Somos materialistas e consumistas, evitamos companhias óbvias como McDonalds e Shell, mas esse é um negócio traiçoeiro. As grandes corporações não são o problema, e sim o sistema econômico que as nutre". Lyxzén arrematou: "Pessoalmente adoro comprar calças novas".
A canção mais pop do disco, que junto com a garageira "Up For Sale" está na programação da MTV, leva o singelo título "Capitalism Stole My Virginity" (Capitalismo Roubou Minha Virgindade).
A Highlight não bobeou e distribui também "The Shape of Punk to Come", de 1998, que decretou o fim do revolucionário Refused. Eles, que começaram como um reles grupo de hardcore, podem ser considerados os últimos a injetar inovação no surrado estilo, com elementos de música eletrônica.
A versão nacional do CD contém um bônus: um remix da profética faixa "Refused Are Fucking Dead" com roupagem totalmente eletrônica.
Enquanto uns têm medo de sujar seus terninhos brancos, outros arregaçam as mangas e vão à guerra.


highlight@highlightsounds.com
www.highlightsounds.com
www.digitalfarmers.com/tinc


Texto Anterior: Demorou
Próximo Texto: Mudança de rumo: Ritos de passagem
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.