UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

Inexperiência pode bagunçar a ordem dos fatores numa transa

"Tenho um problema muito chato! Toda vez que fico com alguma garota, eu gozo. Não sei explicar, só sei que gozo e não sinto nada. Só vou perceber o que aconteceu mais tarde. O que eu tenho?"

JAIRO BOUER

Em primeiro lugar, que legal você estar escrevendo para esclarecer sua dúvida. Tem gente que passa um tempo enorme com uma encanação na cabeça e, quando vai ver, um grão de areia virou uma bola de neve! Quando o assunto é sexualidade, é bom correr atrás de uma resposta o quanto antes.
Para começar, é preciso saber se isso que você está chamando de gozo é realmente uma ejaculação.
Muito garoto libera uma certa quantidade de líquido quando está excitado, mesmo antes da ejaculação. É um líquido transparente, meio viscoso, que nada mais é do que uma secreção (substância liberada) das glândulas da região do pênis.
Esse líquido, em alguns garotos, pode sair em uma quantidade bem razoável. E o garoto não sente nada! Só vai perceber mais tarde, quando olha a sua cueca e percebe que ela está meio molhada.
Não há nada que se possa fazer para diminuir esse líquido. É uma liberação normal de um garoto que está excitado.
Outra coisa é a ejaculação, que é a liberação do esperma (conjunto de líquidos que contêm espermatozóides e secreções da próstata, da vesícula seminal e das glândulas da uretra).
A ejaculação (ou o gozo), em geral, acontece quando o garoto atinge o ponto máximo do prazer e da excitação durante uma transa ou uma masturbação.
A ejaculação é acompanhada por uma contração intensa dos músculos da região do pênis que acabam fazendo com que o esperma seja eliminado com alguma pressão, em pequenos jatos.
Há um intenso prazer no momento da ejaculação (orgasmo), seguido de um período rápido de diminuição do prazer e do desejo.
Esse aí é o ritmo normal, mas alguns garotos, principalmente no início de sua vida sexual, podem atropelar a ordem dos fatores e acabar ejaculando muito mais rápido do que gostariam.
É o que chamamos de ejaculação precoce. Em alguns casos, ela é tão rápida que mal dá tempo de ele tirar a roupa. Nesses casos, o garoto (e a garota também) não consegue curtir a relação sexual toda e pode não sentir um orgasmo tão intenso.
As principais causas da ejaculação precoce são a ansiedade e a inexperiência. Com o tempo e a intimidade sexual, a maior parte dos garotos vence essas barreiras e aumenta seu tempo de ejaculação. Se eles não conseguem, vale a pena procurar a ajuda de um médico ou de um psicólogo.
Tente sacar o que está acontecendo com você, dê um pouco mais de tempo para sua vida sexual e procure ganhar intimidade com a parceira.


Texto Anterior: Piercing tem apoio de pais
Próximo Texto: Científicas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.