São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer

Ansiedade pode retardar ejaculação

"Tenho 20, sinto muito prazer com minha namorada, mas não consigo ejacular. Depois da transa, quando vou ao banheiro, me masturbo e chego lá. Será que há algo errado nisso? Tem jeito?" "Tenho 24 e uma característica pessoal está atrapalhado meu relacionamento com minha parceira. Demoro muito para atingir o orgasmo. É normal?"

Quem pensa que as únicas dificuldades sexuais enfrentadas pelos homens são a ejaculação precoce e as falhas de ereção está enganado. Muitos também têm que lidar com a demora na ejaculação e com a dificuldade de chegar lá!
A principal causa dos problemas dos nossos leitores é a mesma: ansiedade. Essa forte emoção é capaz de provocar diferentes reações na vida sexual dos garotos. Enquanto alguns são vítimas de uma ejaculação rápida por causa da ansiedade e da inexperiência, outros podem demorar horas para conseguir a mesma façanha.
No caso do primeiro leitor, fica claro que ele está inibido ou ansioso com a presença da parceira. Durante a relação, ele consegue manter a ereção e curtir a transa, mas não atinge o ápice do prazer que garantiria seu orgasmo e sua ejaculação. Mas quando ele fica sozinho, ele se masturba e chega lá.
Por que a presença da namorada tem esse efeito? Insegurança, temor de engravidar a garota, culpa, vergonha, timidez, enfim, todas essas emoções podem estar gerando ansiedade.
O segundo leitor chega lá depois de muito tempo. Sua namorada já conseguiu o orgasmo enquanto ele ainda está tentando. Essa falta de sincronia e o excesso de tempo podem até tornar a relação mais difícil e desconfortável para a parceira (que pode ficar sem lubrificação e sem dilatação quando cai seu nível de excitação). As causas dessa situação são, em geral, muito parecidas com as da dúvida anterior.
Não existe remédio para acelerar a ejaculação. O melhor é tentar entender e aprender a lidar com a ansiedade.


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Música: Clássicos que não caem na prova
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.