São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Questões sobre a pílula

"Uso pílula e tenho relação com meu namorado sem camisinha. Corro risco de engravidar? A pílula dá enjoo?"
"Parei de tomar pílula e menstruei quatro dias depois. Quero engravidar. Isso pode demorar?"

Duas dúvidas sobre anticoncepcionais que revelam desejos opostos. A primeira está com receio de que a pílula falhe, e a segunda deseja engravidar depois de ter usado o método por um tempo.
A pílula, que completa 50 anos justamente em 2010, é o método hormonal mais popular para prevenir a gravidez. Se usada corretamente, tem índice de falha muito pequeno. Mas a grande questão é justamente a forma como muitas garotas tomam os comprimidos.
Nesses anos todos, a pílula mudou para garantir mais proteção e menos efeitos colaterais, como ganho de peso, retenção de líquido, dor de cabeça e enjoo, entre outros.
As pílulas mais modernas têm doses mais baixas de hormônio e substâncias que causam menos reações desagradáveis. O preço: elas permitem uma variação muito pequena no horário de tomada dos comprimidos. Pequenos atrasos já podem comprometer a eficácia.
Por isso, antes de começar a tomar os comprimidos, um ginecologista deve ser consultado para escolher a pílula (ou mesmo o método) mais adequada para cada garota e explicar como usá-la. As mais esquecidas podem se dar melhor com as injeções mensais ou com os adesivos, por exemplo.
Enjoo é sinal de gravidez? Não necessariamente. Se você faz sexo sem camisinha e não toma a pílula corretamente, enjoo pode ser, sim, um dos sinais de gravidez. Mas se você toma da forma indicada, é bom lembrar que outras coisas causam enjoo, inclusive a pílula nas fases de adaptação. Marque uma consulta com o ginecologista e cheque como anda sua saúde.
E quanto tempo depois de parar a pílula a mulher pode engravidar? Em princípio, no ciclo seguinte ela já estaria apta a ovular e ter a sua gestação. Na prática, isso acontece, em geral, em dois ou três ciclos. Mas algumas mulheres demoram, por questões individuais, um pouco mais.


Texto Anterior: "Hits" do vestibular
Próximo Texto: Música: Sabor mineiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.