São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sexo & saúde

Jairo Bouer
jbouer@uol.com.br

Camisinha em 5 passos

"Queria saber se algumas marcas de preservativos masculinos são mais suscetíveis à ruptura do que outras?"

ENTRE AS camisinhas com certificado de qualidade à venda no mercado não existem marcas mais suscetíveis à ruptura do que outras. Mas algumas precauções podem ser tomadas para evitar que um acidente venha a acontecer.
O preservativo é feito, em geral, de látex (tipo de borracha). Ele passa por diversas etapas de produção até chegar ao seu formato final. Antes da sua embalagem, o preservativo passa por um último "teste" eletrônico para ter certeza de que não apresenta nenhum furo.
O preservativo ainda precisa ganhar o selo de certificação do Inmetro (órgão que atesta que ele atinge as especificações necessárias para garantir sua qualidade e segurança). Para maior proteção de uma camisinha, você precisa tomar alguns cuidados básicos: checar se a marca que você compra tem o selo de garantia do Inmetro, observar a data de validade, ter cuidado na forma como guarda suas camisinhas, prestar atenção para não danificar a borracha no momento de rasgar a embalagem e, por fim, colocar e tirar de forma correta no pênis.
Ufa! Parece muita coisa, mas é simples:
1) Cheque o selo de garantia e a data de validade: não custa nada checar o selo na embalagem. A lei diz que preservativos sem certificado nem podem ser vendidos. Além disso, não use camisinhas com data vencida, já que a proteção pode estar comprometida.
2) Cuide das suas camisinhas: não deixe o preservativo em locais quentes e expostos ao sol, como dentro do carro. Evite carregar a mesma camisinha dentro de uma carteira no bolso de trás da calça. Você pode acabar danificando a borracha.
3) Abra devagar: não arrebente as embalagens plásticas que protegem a camisinha com unhas ou dentes, já que o látex pode ser furado nesse momento.
4) Coloque com o pênis em ereção: sempre segurando a ponta para evitar acúmulo de ar no interior. Bolhas aumentam a chance da camisinha estourar.
5) E nunca use duas camisinhas ao mesmo tempo: para evitar o atrito entre elas. Compre um tamanho adequado ao seu pênis (no Brasil, temos três tamanhos). Não use a mesma camisinha para duas transas e retire logo após a ejaculação.
Com tudo isso, a chance de você ter de esquentar a cabeça com uma camisinha estourada é bem menor. Se acontecer, não hesite e ligue para o médico.


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Noites legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.