UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2003

Texto Anterior | Índice

BALÃO

Arte a preço de gibi

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Esqueça Andy Warhol (1928-1987). Esqueça Roy Lichtenstein (1923-1997). Se você nunca ouviu falar nesses dois aí acima, melhor ainda: comece por Takashi Murakami, o "pai" dessa criaturinha que ilustra a coluna de hoje, Mr. Dob.
Assumidamente influenciadas pela cultura pop japonesa -o que é quase a mesma coisa que dizer mangá e animê-, suas obras esquisitonas vêm invadindo as rodinhas da "alta cultura" do circuito Nova York-Paris há um bom tempo.
Na capital francesa, virou moda quando seus trabalhos serviram para ilustrar uma limitadíssima série de bolsas da grife chique Louis Vuitton. Nos EUA, uma de suas esculturas foi comprada por nada menos do que US$ 1,5 milhão.
E Murakami segue rindo à toa. Enquanto sua poupança vai engordando, a Hiropon, sua "fábrica" de arte instalada no Japão, vai produzindo uma série de outros objetos bem mais baratos, que vão de chaveiros e camisetas até enfeites de celulares com os monstrinhos tirados de sua fértil imaginação. Um cruzamento entre o Mickey Mouse e a Hello Kitty, o porco-espinho Sonic e o doidão Stitch.
Em reportagem da revista "Wired" deste mês, Murakami revela seus novos planos: está produzindo uma fornada de bonequinhos de plástico para serem incluídos em pacotes de balas e chicletes, que vão custar tão caro quanto uma revista de quadrinhos. Bem melhor que as garrafinhas da Coca-Cola...


@ - balao@folha.com.br


Texto Anterior: Orelha
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.