São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Meu namorado não entende minha TPM

"Quando estou na TPM fico muito deprimida e qualquer coisa que falem para mim já é motivo de choro e lamentação (isso só acontece nesses dias mesmo). O problema é que meu namorado não entende e diz que fico colocando empecilhos em nossa relação. Como faço ele parar de infernizar minha vida quando estou naqueles dias?"

A TENSÃO pré-menstrual (TPM) é um conjunto de alterações físicas e de comportamento que aparecem nos dias que antecedem a menstruação. Muitas garotas ficam tristes, irritadas, "explodem" com mais facilidade e têm dores, inchaços, mal-estar, cansaço, tudo isso ligado às mudanças hormonais dessa fase do ciclo -e às relações que elas têm com o funcionamento do corpo e da cabeça da gente.
As alterações emocionais fazem com que os conflitos com outras pessoas (e, nesse caso, os namorados são alvos preferenciais) se tornem muito mais freqüentes. Uma frase mal colocada, um comportamento que não agrada, qualquer coisa pequena pode se transformar em um grande desentendimento.
Se a situação é complicada para a garota, ela também pode ser tornar um inferno para o parceiro ou para os familiares. De uma maneira geral, a maioria das garotas tem sintomas mais leves de TPM, que acabam sendo contornados com um pouco de paciência, calma e habilidade em administrar as alterações do corpo e das emoções e, é claro, os conflitos também. Algumas mudanças de hábito de vida, como atividades físicas regulares e uma alimentação mais leve, com menos gorduras e cafeína, também podem ter algum efeito.
No entanto, cerca de 10% das garotas têm sintomas mais intensos e que, muitas vezes, exigem um cuidado médico mais próximo. Por isso é importante checar com um ginecologista se existe necessidade de tratamento para seu caso e qual é o recurso mais indicado. Diuréticos, algumas pílulas anticoncepcionais e até mesmo certos antidepressivos que interferem com a serotonina (substância do sistema nervoso central) podem ser alternativas.
Enquanto isso, uma boa conversa com o namorado para explicar o que acontece com você é fundamental. É importante ele entender que boa parte das coisas que você fala nesses dias não traduz necessariamente o que você pensa e sente de verdade. É como se seu comportamento estivesse "alterado" em função dos hormônios.
Por outro lado, também é importante que você perceba que precisa aprender a "segurar" um pouco sua onda nesse período. Se os dois fizerem sua parte, é provável que o relacionamento saia mais fortalecido e maduro dessa experiência, certo?


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Quadrinhos: A espada é lei
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.