São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br

Faça a sua parte na luta contra os preconceitos

NAS DUAS ÚLTIMAS semanas, uma série de incidentes e declarações ofensivas chocou boa parte da população. Afinal, como lidar com o racismo, a homofobia e todo o espectro de preconceitos e violências que parecem estar ganhando espaço em nossa sociedade?
Primeiro, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) fez declarações racistas à cantora Preta Gil no "CQC". Depois, procurando se corrigir, se mostrou abertamente homofóbico. Em seguida, seus filhos, um vereador e um deputado jovens, apoiaram os conceitos distorcidos do pai.
No meio do caminho, pesquisas apontaram um aumento da violência contra homossexuais em todo o Brasil. Em Goiás, uma garota de 16 anos foi assassinada pelo irmão de 16 da sua namorada. A polícia suspeita de homofobia.
Em Ribeirão Preto (SP), uma aluna de enfermagem sofreu agressões de colegas com quem tinha problemas de relacionamento (ela afirma que vinha sendo vítima de bullying). Alunos de medicina da mesma faculdade foram condenados em 2010 por surrar um homem negro no centro da cidade.
O que você sente quando lê tudo isso? Raiva, inconformismo, incredulidade? Pois é! Parece que, quando a gente imagina que tudo caminha para uma sociedade mais justa e melhor, alguns setores conservadores e reacionários se manifestam e mostram seus dentes!
Mas o que fazer? Em primeiro lugar, que os culpados sejam punidos por seus crimes de racismo, discriminação e intolerância. Depois, que se agilizem as leis que garantam a liberdade e os direitos individuais. Mais: que o Congresso avalie as ações e responsabilidades dos seus membros no campo dos direitos humanos.
E, nas próximas eleições, que a população não coloque no poder quem não exerce seu mandato de forma justa e sem preconceitos. Faça a sua parte! Todos temos responsabilidade!


Texto Anterior: Receita do bolo
Próximo Texto: Traumas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.