São Paulo, Segunda-feira, 11 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONG lança concurso para fortalecer a cidadania e a auto-estima das garotas
Um presente especial para garotas atuantes

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
Renata Affonso, 22, é a autora do superprojeto Presente do Futuro, cujo objetivo é valorizar as garotas, de 15 a 24, que têm atitude


BELL KRANZ
Editora do Folhateen

As meninas andam trabalhando muito na área social, botando a mão na massa, mesmo, mas mostrando pouco a cara. Feita essa constatação, Renata Affonso, uma carioca de 22 anos, formada em jornalismo e que ganha a vida trabalhando no terceiro setor, bolou um concurso para fortalecer a cidadania e a auto-estima das mulheres jovens.
No dia-a-dia da ONG onde trabalha, a Cenima, que usa o rádio para discutir questões sociais, em geral relativas à mulher, e também "lendo o Folhateen", ela diz ter percebido que o número de garotas que atuam em movimentos sociais é muito grande.
Porém "na hora de assumir uma liderança, a coordenação do grupo ou movimento, por exemplo, elas ficam nos bastidores, na retaguarda", e quem acaba representando a maioria feminina dos integrantes é um garoto.
Quando Renata fala em movimento, está se referindo não só a associações formais, como ONGs (organizações não-governamentais), mas também a grupos informais -de time feminino de futebol a grupos de saraus. O que importa é ser jovem (ter entre 15 e 24 anos), mulher e estar atuando com ou para outras jovens.

Reforço feminista
Isso parece papo de feminista? "As meninas ainda precisam, sim, desse reforço feminista, mas sem radicalismos", diz Renata. O objetivo é dar força às iniciativas das garotas.
A primeira etapa do concurso consiste em reunir e catalogar experiências de meninas de todo o Brasil. Na segunda fase, será lançado um livro com a história e as atividades do dia-a-dia dos 15 grupos, escolhidos por um comitê, como os mais originais e bem-sucedidos entre todos os inscritos no concurso.
Por fim, 15 meninas, uma de cada grupo selecionado, ganharão um curso de capacitação de gênero, mobilização social e rádio. Traduzindo: elas vão aprender como utilizar esse veículo de comunicação tão barato e com grande potencial educativo para fortalecer a cidadania, em especial das mulheres jovens, e mobilizar as pessoas para causas sociais.
O curso tem duração de duas semanas e acontece no Rio de Janeiro, com tudo pago. O projeto está sendo financiado pelo BID -Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Como participar
O nome do prêmio é Presente do Futuro, mas o prazo para participar é agora. As inscrições terminam no próximo dia 25.
É possível solicitar a ficha de inscrição por tel. (0/xx/21/262-1704, com Renata), via e-mail (raffonso@redeh.org.br) ou por fax (0/xx/21/ 262-6454).
E, se por acaso você tem alguma dúvida sobre o seu potencial para se inscrever no concurso, responda às duas perguntas abaixo:
1)- Você participa de algum grupo de jovens ou de instituições que trabalham com jovens?;
2)- Você participa de algum projeto desenvolvido especialmente para mulheres jovens ou alguma atividade no seu grupo é feita só por mulheres jovens?
Se a resposta foi "sim" para uma das perguntas, vá à luta, você pode levar o prêmio.


Texto Anterior: Programa: Salvação para quem ficou em São Paulo, Ira! faz show de graçam SP para homenagear Renato Russo
Próximo Texto: Una-se: UNE lança plano especial de saúde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.