São Paulo, segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br

Atenção: sexo oral não é preliminar e tem riscos

EM MUITAS pesquisas sobre comportamento sexual, o jovem acha que sexo oral não é sexo. A maioria classifica essa atividade como sendo parte das preliminares, mas não um contato sexual propriamente dito.
Isso tem um impacto importante na maneira como as pessoas se protegem ou ficam expostas a riscos em sua prática sexual.
Assim, se fazer sexo oral é apenas uma forma a mais de intimidade (e não sexo), ele não necessita de maiores cuidados. "Para que vou me proteger se não há risco?" Errado, não é, pessoal?
Sexo oral é sexo, sim, já que possibilita o contato íntimo entre mucosa (revestimento interno) da boca com outra mucosa ou secreção de região genital. A mucosa é um tecido frágil e sensível a ferimentos e à contaminação por infecções.
Se a mucosa da boca entra em contato com a mucosa de pênis, vagina e ânus, ou com as secreções deles, está criada uma situação possível de risco de transmissão de uma DST (doença sexualmente transmissível).
Assim, herpes, HPV, gonorreia, sífilis e hepatite A são algumas das doenças que podem ter sua transmissão pelo sexo oral. A Aids, segundo os infectologistas, também, em teoria, poderia ser transmitida dessa forma.
É lógico que o risco de transmissão é menor do que nas outras formas de sexo, mas esse risco existe, e é importante que as pessoas pensem que esse tipo de atividade é bastante íntima e exige alguns cuidados.
O uso de camisinha no sexo oral é pouco comum, mas é importante que se pense nessa possibilidade. No caso de o sexo oral ser feito no homem, uma camisinha pode ser colocada. No caso do sexo oral na vagina, um "isolamento" com camisinha cortada (um "quadrado" de camisinha) ou filme plástico são alternativas. Camisinha com sabor facilita a prática. Não use preservativo com lubrificante ou espermicida, em função do gosto ruim que esses produtos podem ter.


Texto Anterior: Pai de deputado mais jovem tem débito milionário
Próximo Texto: Direito ao direito
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.