São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCUTA AQUI

Leitores sugerem lei para melhorar a música

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
COLUNISTA DA FOLHA

Qual a primeira lei que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, deveria assinar, relacionada à música?
"Escuta Aqui" lançou a pergunta na semana passada, prometendo o CD "First Album", da Miss Kittin, para a resposta mais criativa.
Os leitores mandaram tão bem que várias mensagens merecem ser publicadas. Confira:
Alexandre Aleixo Pereira (São Paulo, SP) enviou a dele em formato de "Diário Oficial".
"Art. 1º - Fica proibida a venda, locação, transmissão ou exibição pública de quaisquer músicas dos srs. Caetano Veloso, Gilberto Gil e quetais, bem como todas as suas cópias e os seus apadrinhados. Ficam revogadas todas as disposições em contrário."
MPB também é o assunto da lei imaginada por Marco Aurélio Serau Jr.:
"Art. 1º. Todo jovem artista da MPB (Lenine, Max de Castro, Chico Cesar etc.), ao lançar um novo CD, deve reservar uma quota de 20% das faixas para a gravação de artistas com verdadeira qualidade musical. Parágrafo único. O objetivo desta lei é tentar revigorar nossa música já tão detonada pelo estabelecimento caetânico e jabás congêneres."
Sobrou também para os Tribalistas (Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes). Tarciso Shirmbeck disparou: "Lei Musical Primeira. Todo cidadão TRIBALISTA tem o direito e o DEVER de viver acompanhado de seus familiares, não podendo ser separado dos mesmos".
Juni Magalhães (Carapicuíba, SP) foi mais genérica:
"Estão proibidos os lançamentos de cantoras "ecléticas" e de bandas que misturem rock com "ritmos regionais'".
No e-mail de Mario Magou, uma medida extrema:
"Fica proibido, por pelo menos cem anos, que artistas regravem músicas de outros artistas e fica proibida, por pelo menos mil anos, a realização de todo e qualquer CD gravado ao vivo. Estão proibidas também bênçãos e reverências, seja de Caetano Veloso, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Jorge Benjor, Gilberto Gil e Rita Lee para com todo e qualquer artista novo ou já estabelecido, como dos mesmos para os já citados acima".
Mas o grande vencedor do CD grátis está aqui: Thiago Pacheco, 22. A lei dele:
"Fica TERMINANTEMENTE proibido, a todo gaúcho, tocar guitarras, escrever letras de música, e/ou formar bandas de rock".


Vacilei, na semana passada, ao chamar de French Kiss a banda de Nova York French Kicks. Obrigado à leitora Juliana Melo por apontar o erro.


Texto Anterior: Os dez mandamentos do jovem consumidor
Próximo Texto: Brasas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.