São Paulo, segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Índice

Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior

@ - cby2k@uol.com.br

A vida em Marte é ótima

SEMANA QUE vem a gente fala dos melhores do ano, porque o assunto hoje é urgente, uma série de TV da qual você nunca ouviu falar e que começa assim:
"Meu nome é Sam Tyler. Sofri um acidente e acordei em 1973. Estou louco, em coma ou voltei no tempo?"
A série se chama "Life on Mars" (vida em Marte), da BBC britânica. Passa também nos EUA, na BBC America, de baixa audiência. Pena: se não vinga nos EUA, não faz sucesso no restante do mundo. Ainda.
Sam Tyler, interpretado por John Simm, é policial em Manchester, Inglaterra. Durante uma investigação, no século 21, é atropelado. Ao despertar, descobre está em 1973 e que ainda é policial.
Mas ele mal reconhece a cidade, nem foi apresentado a seus companheiros de trabalho.
A Inglaterra, mesmo quase 30 anos depois da Segunda Guerra, vive em penúria. As pessoas moram mal, se vestem mal, bebem muito. Seus colegas policiais usam métodos que Sam considera primitivos: fazem prisões ilegais, desprezam investigações científicas, agridem suspeitos, são subornados de vez em quando, fecham acordos com criminosos para manter as ruas em paz.
Muitas vezes, habituado à nova rotina, Sam Tyler parece se esquecer de sua estranha condição. Mas não por muito tempo. Em sua cabeça surgem ruídos, como se ele estivesse numa UTI. Sam ouve médicos, enfermeiros, a própria mãe tentando contato. Ele responde, desesperado, mas está em 1973. Ninguém escuta.
"Life on Mars" não tem o ritmo de edição de tirar o fôlego, nem os roteiros milimetricamente engendrados, das séries americanas. Mas traz diálogos cortantes e um ambiente perturbador que "rings true", como se diz em inglês. É primorosa.
Na ótima trilha, só anos 70: Bowie, T. Rex, Slade, Thin Lizzy. Comprei na Amazon inglesa (www.amazon.co.uk). Você já pensou no presente que vai se dar no Natal?

CD PLAYER

PLAY: "OK COMPUTER, A CLASSIC ALBUM UNDER REVIEW" ///
DVD só para supernerds: críticos discutem em detalhes mínimos, faixa a faixa, o álbum clássico do Radiohead.

PAUSE: "SKIN & BONES", FOO FIGHTERS ///
Ao vivo e acústicos, os Foo Fighters escancaram a fragilidade (no mau sentido) de suas canções e da voz de Dave Grohl.

EJECT: A VOLTA DO VAN HALEN ///
Tudo indica que Dave Lee Roth e Eddie Van Halen vão voltar a tocar juntos. Essa, eu passo.


Texto Anterior: +CDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.