São Paulo, segunda-feira, 12 de janeiro de 2004

Próximo Texto | Índice

CARTAS

GAROTA DEFENDE O ESPÍRITO DE KURT COBAIN, E LEITOR CRITICA REAÇÃO À MORTE DE CASAL TEEN

Tamanho não é documento
"A respeito da coluna "Sexo e Saúde" (ed. de 5/1), na qual Jairo Bouer responde a perguntas de leitores preocupados com o tamanho de seus pênis, gostaria de manifestar minha total concordância com o que ele disse. É imprescindível ficarmos sempre atentos às informações que nos chegam de fontes inseguras e mantermos o espírito de curiosidade para investigarmos a verdade dos fatos."
Ricardo L. Marcello, 19 - São Paulo, SP

Regras da atração
"Acho que o Folhateen tem mais acesso às pessoas do que as revistas. Então mando a lista de artistas que deveriam ser mais conhecidos: Ed Harcourt, Erlend Oye, Manitoba, Marumari, The Pernice Brothers, Emiliana Torrini, Chris Clark e uns caras da Rephlex (selo do Aphex Twin), que se chamam Astrobotnia."
Eduardo C. Santalena - Valinhos, SP

Espírito de Kurt
"Eu entendo a posição de Agatha Pandora (ed. de 5/1) em relação a "ser fã de Nirvana, particularmente do Kurt", mas acho que pedir reportagens sobre a banda é demais. A noção dela sobre "respeitar a banda que teve papel importante na história do grunge" (que, para mim, pode ser até mais bem refletida como "na história da música') é totalmente inadequada. Respeitar é deixar em paz o espírito de Kurt Cobain, que já deve estar aturdido com tanto marketing para cima de sua imagem, mesmo estando morto. Se você quer notícias, reportagens, músicas, informações etc., não fique pedindo que o jornal noticie. Vá atrás, pesquise e tire suas próprias conclusões sobre ter sido a Courtney quem o matou. Se ele morreu devido à mídia ficar em cima dele, que os fãs não implorem para que ela entre em ação após o seu suicídio."
Lorena Pini Pazzanese, 14 - São Paulo, SP

Violência e hipocrisia
"A leitora Viviana Cukier mostrou toda a sua hipocrisia e o seu preconceito ao criticar, na edição de 15/12, a leitora Paula Sacchetta, que havia feito uma excelente crítica à reação pública ao assassinato do casal de jovens Liana Friedenbach e Felipe Caffé (ed. de 8/ 12). Paula estava coberta de razão. Em nenhum momento ela criticou a família ou os amigos dos jovens assassinados, que fizeram protestos e reabriram discussões sobre maioridade penal, pena de morte etc. Ela apenas criticou a enorme e grotesca hipocrisia de uma parcela da sociedade brasileira, que só se espanta quando jovens ricos e de boa aparência são assassinados com crueldade. Mas, diariamente, crimes do mesmo nível ou extremamente piores são praticados, sem ganhar destaque na mídia nem o clamor da sociedade, porque as vítimas são pessoas pobres. É totalmente compreensível que as famílias dos jovens tenham se organizado para fazer uma passeata. O que incomoda é ver uma grande parcela da sociedade (personalidades, mídia, incluindo este jornal e a alienada leitora Viviana) se manifestar só quando pessoas similares a elas -em estilo, classe social e cor- são mortas cruelmente. Como se crimes daquele porte fossem novidade! Parabéns à leitora Paula pela grande mente que possui."
Davi Rezende, 18 - Ribeirão Preto, SP



Próximo Texto: Folhateen indica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.