São Paulo, segunda-feira, 12 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Índice

BALÃO

Estranha terra estrangeira

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Acabo de ler "Qu'est-ce que C'est", nova história dos irmãos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, 27, que foi escolhida para figurar entre os figurões da HQ gringa na antologia "Autobiographix", lançada pela americana Dark Horse.
O que teria feito uma inocente viagem pelos museus de Paris terminar com "Em um lugar estranho, com gente estranha, falando uma língua ainda mais estranha, nos sentimos sozinhos"?
Pouco importa. Como de costume, as histórias dessa dupla, conhecida por aqui pela série "10 Pãezinhos", nos transportam para além das páginas do gibi.
Eu pensei no Brasil. Em como neste ano que passou o país foi notícia nos quatro cantos do mundo. "Cidade de Deus" foi um dos melhores filmes do ano, segundo o "NY Times". A passarela virou fichinha para Gisele Bündchen. Nosso ministro da Cultura tem dreadlock no cabelo. Mundo Livre S.A., D2 e Los Hermanos lançaram alguns dos melhores discos de 2003. E (por que não?) nossos "supergêmeos" da HQ foram publicados ao lado de Will Eisner, Aragonez, Eddie Campbell e Frank Miller!
Pode parecer oba-oba. Não é: chame de globalização, assimilação cultural ou seja lá o que for, mas a arte brasileira não tem devido nada a ninguém há muito tempo. As oito páginas de quadrinho autoral de Fábio Moon e Gabriel Bá são só mais um exemplo disso. O Brasil é cool!


@ - balao@folha.com.br


Texto Anterior: Orelha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.