São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbauer@uol.com.br

Riscos de engravidar

"Costumo transar com minha namorada sem camisinha, porém nunca gozo dentro dela. Ela corre o risco de engravidar? Antes de namorar, transei com uma garota de programa com camisinha. Corro o risco de ter pego Aids?"

"Eu e minha namorada tivemos uma preliminar, com penetração, de dois minutos. Depois disso, usei camisinha no período maior da relação até a ejaculação (não houve rompimento da camisinha). Ela estava no 11ª dia após sua menstruação. Qual é a chance de ter engravidado?"


A VELHA DÚVIDA que preocupa milhares de homens e mulheres todos os dias nos quatro cantos do país volta à coluna nesta semana: "Será que corro risco de estar grávida ou de ter engravidado minha parceira?" Pois bem, se o pessoal seguisse as recomendações básicas, muito menos gente enfrentaria essa situação.
Transar sem camisinha e retirar o pênis antes da ejaculação (coito interrompido) não é uma forma eficaz de evitar uma gestação. Primeiro, porque espermatozóides podem escapar do pênis antes da ejaculação. Segundo, porque muitos homens não conseguem ter o controle necessário e acabam ejaculando antes da hora. Sem contar que sexo feito dessa forma acaba expondo as pessoas ao risco de doenças sexualmente transmissíveis.
Nosso primeiro leitor usa camisinha para se proteger contra a Aids quando transa com uma garota de programa. Por outro lado, antes de abandonar a camisinha no sexo com sua parceira estável, provavelmente, não fez nenhuma avaliação médica para saber se está tudo bem com sua saúde nem para pensar em uma forma de prevenção de gravidez.
O nosso segundo leitor começa a transar com a namorada sem proteção para, dois minutos depois, colocar a camisinha e poder ejacular. Isso tudo em um possível período fértil do ciclo da parceira.
Os dois estão se arriscando! É lógico que o risco de gravidez é muito maior quando o homem ejacula sem proteção dentro da mulher. Mas existe, sim, a possibilidade de uma eventual liberação de espermatozóides antes da ejaculação completa e uma conseqüente chance de a garota engravidar.
A recomendação é sempre o uso regular da camisinha. Mas, se, por algum motivo, o casal decide abandonar a proteção, é fundamental uma visita ao médico para saber se nenhum dos dois têm doenças que podem ser transmitidas pelo sexo e, também, para a escolha de um método anticoncepcional realmente eficaz, que se adapte às necessidades do casal. Não queimem etapas e não se arrisquem. Não vale a pena!


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Noites legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.