São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internet

Mapa do rock

Roteiro lançado na Inglaterra, acessível na internet, indica lugares inusitados que estão ligados à história musical do país

DENISE MOTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Você adora música, mas na próxima viagem à Inglaterra quer fugir da manjada Abbey Road e do mais que batido Cavern Club? Pois bem. Um novo mapa do país indica endereços muito mais inusitados, como o bar onde Ozzy Osbourne tomava todas no início do Black Sabbath ou o lugar em que, em 1977, o carro de Marc Bolan, fundador do T.Rex, encontrou uma árvore e levou o músico à morte.
Com 186 dicas de atrações, das mais bizarras às mais amenas, o site England Rocks! lista pontos ligados à história da música inglesa dos anos 50 aos 2000. A iniciativa é do Visit Britain, órgão do Ministério de Turismo britânico, que acaba de lançar o projeto.
O mapa pode ser acessado livremente pela internet (em www.england-rocks.co.uk) e também existe em versão impressa, disponível apenas para os moradores da ilha. Por conta da limitação de espaço, o material em papel oferece menos pontos turísticos do que pelo site: 113 lugares contra os 186 de sua faceta virtual.
No site, desenhado como uma jukebox dos anos 50, o mapa se divide em quatro categorias: beatlemania, lugares de interesse, festivais e casas de shows. A Inglaterra foi dividida em dez partes: Londres, Yorkshire, Sudeste, Sudoeste, Nordeste, Noroeste (ou diretamente Liverpool, que tem aí um link à parte), Centro, Leste e Centro-Leste (East Midlands).
Para procurar indicações em uma determinada área, o internauta deve eleger seus critérios de escolha e ordenar a busca. Na jukebox, aparecerão as mais interessantes alternativas de visitação destacadas por notas musicais saltitantes.
Ao clicar na opção desejada, o mapa à direita da jukebox automaticamente mostrará onde se encontra exatamente o ponto selecionado na geografia do país. Ao entrar efetivamente no endereço eleito, o trecho de uma canção relacionada acompanha a navegação.

Expansão e críticas
Por enquanto, o mapa se concentra somente na Inglaterra, mas até o final do ano os organizadores planejam lançar, dessa vez em escala internacional, um Britain Rocks!, com sugestões de lugares na Escócia, no País de Gales e na Irlanda do Norte.
Se foi saudada como uma ferramenta extra de diversão para os amantes do rock em viagem pela ilha, a iniciativa também contou com críticas quanto à pertinência de recomendar cenários de tragédias ou endereços secundários, como locações de videoclipes.
"Levamos cerca de seis meses planejando o mapa e fizemos uma pesquisa extensa junto a nossos parceiros nas diversas regiões do país -com fãs e pessoas de dentro e de fora da indústria musical- para incluir os lugares de maior interesse, sejam eles mais conhecidos, sejam mais obscuros", rebate o gerente geral do projeto, Laurence Bresh.
"Vamos agregar informações conforme formos recebendo comentários das pessoas", contou ao Folhateen.
Do site, ainda consta um joguinho, uma espécie de guerra de celebridades. A graça está em adivinhar em quais quesitos uma das estrelas conseguirá superar o astro oponente. Para isso, o jogador deve apostar em seis categorias: estrelismo, temperamento, habilidade para cantar, qualidade, nível de esquisitice e de ostentação.
É engraçado reparar como no item "temperamento" o punk Johnny Rotten deixa Liam Gallagher, do Oasis, comendo poeira, por exemplo. Ou como Elton John só perde para Ginger Spice quando a questão é "estrelismo".


Texto Anterior: Informações
Próximo Texto: Visite o túmulo de Eleanor Rigby
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.