UOL


São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 2003

Texto Anterior | Índice

BALÃO

Por que a grama do vizinho é mais verde?

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Vossa majestade, o leitor, sempre tem razão. Acima do bem e do mal, ele tem sempre uma opinião formada sobre as publicações, as editoras e as sagas que deveriam entrar para a história e aquelas que deveriam ir direto para a lata do lixo.
Donos de um estilo próprio, gerador de maurícios, henfis, laertes e mutarellis, os desenhistas brasileiros não raro precisam voltar-se para o exterior-e adequar seu traço aos comics americanos- para tirar sustento de um trabalho que eles sentem prazer em realizar e que nós, supostamente, deveríamos sentir o mesmo ao conferir. "Quadrinho no Brasil não dá dinheiro", no entanto, ainda é a máxima que se ouve por aí.
Dois casos para pensar:
1. A 99% brasuca "Spirit of Amazon", minissérie em cinco partes solenemente esnobada por leitores e distribuidores por aqui em 98, está de malas prontas para os EUA. Remodelada, a série será lançada no próximo dia 15 pelo NW Studio com direito à distribuição da Diamond e página de anúncio na revista "Wizard".
2. E, por acaso, os nomes Marcelo Campos e Ivan Reis dizem algo a você? Pois eles são a bola da vez da americana Crossgen. Com carteira assinada e pagamento adiantado, os brasileiros conseguiram trazer "Lady Death" da extinta Chaos! de volta às manchetes do país.
Quando vamos dar chances -e tempo hábil- para que nossos artistas publiquem e testem seus trabalhos aqui?


@ - balao@folha.com.br


Texto Anterior: Orelha
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.