São Paulo, segunda, 12 de julho de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Cravos e espinhas nada têm a ver com masturbação

JAIRO BOUER
especial para a Folha

"O que causa mais espinhas: masturbação em excesso ou chocolate e outros alimentos? Como posso fazer para me livrar das espinhas sem ter de fazer limpeza de pele?"
²
resposta Nem a masturbação nem os alimentos gordurosos estão diretamente ligados ao aparecimento das espinhas. Elas pipocam no corpo por causa das mudanças hormonais que rolam na puberdade. Você já deve estar cansado de ouvir falar nessa história de hormônios. Mas é isso, mesmo! Os hormônios sexuais, que são produzidos em maior quantidade na puberdade, estimulam as glândulas sebáceas. Elas passam a ter uma atividade mais intensa e deixam a pele mais oleosa.
A gordura facilita o acúmulo de partículas, que podem entupir o orifício de saída das glândulas, favorecendo inflamações e infecções, ou seja, cravos e espinhas.
Masturbação não causa espinhas. Essa é mais uma das inumeráveis lendas que cercam quem busca o prazer sexual. E também nenhuma pesquisa conseguiu provar que alimentos como chocolate, amendoim ou refrigerante estão relacionados ao surgimento de espinhas.
Para tratar, o ideal é procurar um dermatologista. Lavar o rosto diariamente com sabonetes especiais, passar loções que "descamam" a pele, usar antibióticos e até substâncias que "secam" as glândulas são alternativas de tratamento. Só o médico escolhe o melhor método para ajudar você.


Jairo Bouer, 33, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou mande e-mail para jbouer@uol.com.br.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.