São Paulo, segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br

Onda de violência entre jovens preocupa

Na última semana, vários episódios de violência de diversas naturezas voltaram a ocupar espaço nos jornais e na internet, chamando mais uma vez atenção para a principal causa de mortes de jovens no Brasil.
Em São Paulo, uma briga entre grupos de punks e de skinheads, agendada pelo Twitter, aconteceu em frente a um bar em Pinheiros (zona oeste) e levou à morte de um jovem de 25 anos e feriu vários outros.
A vítima fazia parte de um grupo punk há dez anos e, em várias circunstâncias, havia se envolvido em discussões. Aquela história que temos repetido aqui de jovens como agentes e vítimas da sua própria violência.
Na Bahia, uma jovem de 19 anos esperou uma colega de 17 na saída das aulas e, com um estilete, perfurou o pescoço e matou a garota. O ataque se seguiu a uma discussão entre as duas naquele mesmo dia, dentro da própria escola.
Uma pesquisa recente feita na Suécia mostra que, cada vez mais, o comportamento das meninas em relação a riscos se assemelha ao padrão dos garotos (brigas, discussões, excesso de bebida, entre outros).
Outra violência foi a invasão do site da revista "Capricho" e a postagem de uma notícia falsa, dizendo que o cantor Justin Bieber cancelaria sua turnê no Brasil por ter feito uma revelação pública de que é gay e que estaria psicologicamente abalado. Tudo mentira! Nem Bieber disse que é gay e nem a turnê está cancelada. Qual o interesse em "plantar" notícia falsa, tratando da intimidade sexual de quem quer que seja?
Essa "epidemia" de violências é assunto sério. As motivações para as três situações não estavam muito claras até o fechamento desta coluna, mas preconceito, ciúme, intolerância com diferenças, suposta identificação com ideais de um grupo, busca da afirmação da identidade, tudo isso, pode estar tornando essa geração mais impulsiva e agressiva do que as anteriores.
Preocupante! Sem educação, sem limites e sem punição adequada, essa onda de violência entre os jovens vai continuar!


Próximo Texto: Só na FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.