São Paulo, segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

INTERNETS

RONALDO LEMOS - ronaldolemos09@gmail.com

Erros e acertos do Google Plus

Enquanto Orkut e Facebook se engalfinham, o Google faz de tudo para correr por fora com o Google+. Dois meses após o lançamento, dá para perceber acertos e alguns erros, bem preocupantes.
Um acerto é o modelo dos "círculos", que divide os diferentes grupos de pessoas que fazem parte das nossas relações, mas que não necessariamente se misturam no mundo real (família e conhecidos de balada, por exemplo).
O mais interessante é a possibilidade de usar os círculos de forma criativa, talvez a grande sacada do Google+. O resultado chega ser até esquizofrênico.
Conheço gente nos EUA que dividiu os amigos entre democratas e republicanos. Para cada grupo, só posta conteúdos em sintonia com seu pensamento político. Resutado: parece republicano para os republicanos, e democrata para os democratas.
E a coisa vai além. É possível criar um círculo com uma única pessoa nele, e postar exclusivamente para ela. É como criar um "broadcast" para uma pessoa só (isso pode ser ótimo para paquerar).
Se a internet multiplicou os "broadcasters" e qualquer pessoa pode publicar o que quiser na rede, a ferramenta dos círculos permite multiplicar as "audiências", controlando o que é falado para cada pessoa.
Mas os erros do Google+ são relevantes. O maior é a declaração do Google de que vai exigir que as pessoas usem seus nomes verdadeiros. Apelido ou fakes serão banidos.
Isso traz problemas de privacidade e econômicos. Existe uma regra na rede: se você utiliza um produto que é gratuito, isso significa que você é o produto.
O Google+ quer isso: transformar nossas identidades em produto. A serem vendidas a anunciantes, empresas de pesquisa e além. Sabendo disso, a brincadeira perde muito a graça.

READER

JÁ ERA
Microsoft levando toda a fama de "malvada" da rede

Já É
Google e Apple levando parte da fama de "malvados"

JÁ VEM
Aposta: Walmart será o novo "vilão"

OUÇA O PODCAST DA COLUNA
www.folha.com/no972148


Texto Anterior: Fale com a gente
Próximo Texto: Viciados em manias
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.