|
Próximo Texto | Índice
INTERNETS
Ronaldo Lemos
ronaldolemos09@gmail.com
O fim dos blogs?
(gente legal parte III)
Estou triste. Na semana passada, meu blogueiro favorito anunciou que vai fechar seu blog. Dentro de
quatro meses, o escocês chamado Nick Currie,
mas conhecido como Momus, vai abotoar o paletó virtual do seu diário Click Opera.
Para quem não o conhece, Momus é uma sumidade
em várias áreas diferentes: música, moda, arte, performance e crítica. Desde 1986, lançou mais de 20 discos, o último no ano passado. Para ter um gostinho, vale conferir a música Rhetoric, do álbum "Timelord", de 1993 (bit.ly/PMIrf). Momus parece um pirata moderno, mestre em capturar o espírito do nosso tempo. E olha que ele está sempre de tapa-olho. Achei que fosse por moda,
mas a realidade é outra. Ele perdeu um olho por conta
de uma amebíase ao lavar sua lente de contato com
água de torneira. Argh!
O fim do Click Opera sinaliza (para mim, pelo menos)
o fim da década. E, junto com ela, o dos blogs como os
conhecemos. Nascidos como uma ferramenta poderosa
para expressão pessoal, eles passaram por uma transformação contínua durante a década. Surgiram os blogs
corporativos, que ocuparam boa parte da blogosfera.
Começou a aparecer publicidade e, com ela, a polêmica dos blogueiros que aceitam dinheiro para fazer propaganda dentro dos posts, sem deixar isso claro. E, para
completar, os blogs "puros" hoje competem com Orkut,
Twitter e inúmeros outros sites.
Não acho que os blogs morrerão. Ao contrário, são vítimas do próprio sucesso. Hoje tudo é blog. O formato
faz parte de qualquer nova aplicação da internet, do
YouTube ao Yelp, passando pelo Facebook. E, nesse
sentido, Momus já disse que seu blog acaba, mas que ele
vai se materializar em outras formas na internet e fora
dela. Vale ficar de olho. Seja lá o que ele fizer, vai dizer
muito sobre como será a próxima década.
Próximo Texto: Meu espaço Índice
|