São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

Conselho de amigo não é remédio para problemas no namoro

"Estou com 15 anos e tive um namorado durante algum tempo. Ele me tratava mal, e meu amigo me aconselhou a traí-lo. Terminei dias depois. Ele quis voltar, mas não tive coragem. Na última semana, ele descobriu minha traição. Desde então, não conversamos mais e, agora, ele está com outra garota. Como faço para ele voltar a falar comigo?"

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Essa história de seguir conselho dos outros quando o assunto é namoro é muito complicada. Ninguém melhor do que você mesma para tomar as atitudes que julga certas em cada situação.
Não dá para seguir à risca o que os outros (mesmo os amigos) dizem. Claro que tem horas em que a gente está perdido e os toques são bem-vindos. Mas as decisões finais devem ser sempre nossas.
Essa história de salvar um namoro que não vai bem ou chamar a atenção do namorado provocando ciúmes é um papo meio estranho. Será que dá para se sentir bem tendo esse tipo de comportamento quando a gente gosta mesmo de alguém? E será que isso dá algum resultado mesmo?
Tudo bem que, volta e meia, fazemos essas coisas na vida. Mas, com um pouco de tempo e experiência, percebemos que existem alternativas mais eficazes. Quer um exemplo? Um papo direto e objetivo sobre o que está acontecendo! Você tem que falar que não está satisfeita com a atenção dele e ver o que ele diz.
Não dá para esquecer que vocês têm apenas 15 anos e que estão começando a entender o que é uma relação. E namorar é uma coisa que também aprendemos. No começo, é difícil, é complicado, damos um monte de trombada, mas depois melhoramos.
O fato de ele tratar você meio mal pode ser apenas uma dificuldade de perceber o que ele está fazendo. Às vezes, um simples toque seu pode ser suficiente para mudar o jeito de ele agir com você.
Mas, agora, rolou uma traição e ele ficou sabendo. Chato, não é? Imagine se fosse o contrário, se você descobrisse que ele havia ficado com outra garota. Aposto que você também ficaria ressentida e sem muita vontade de falar com ele. Dá para entender, então, a reação que ele está tendo, não dá? E o que fazer?
Talvez o melhor jeito seja você deixar as coisas esfriarem um pouco e, depois, procurá-lo para uma conversa.
Mostre que você ainda gosta dele e os dois, juntos, vão decidir o que fazer. Pode ser que ele não queira mais namorar você (ele já está com outra garota).
Mas, fazendo isso, você limpa o meio-de-campo e aumenta as chances de vocês voltarem a ser amigos, certo?



Texto Anterior: Visual de Britney é perigoso
Próximo Texto: Científicas: Muito distante da Terra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.