São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Índice

ESTANTE

Alexandria, esquina do mundo antigo erguida à luz do conhecimento

Ouvir falar de Alexandria você já ouviu, certo? Aquela cidade fundada por Alexandre Magno (daí o nome) em 330 a.C. no Egito. E já ouviu falar no seu imenso farol, que era uma das sete maravilhas do mundo, e de sua biblioteca.
Pois um bom livro acaba de ser traduzido no Brasil, com um relato sobre a mitológica biblioteca, que foi fundada não pelo próprio Alexandre (que era aluno do filósofo Aristóteles), mas uns 50 anos depois. Foi o rei Ptolomeu 2º quem deu início à impressionante acumulação de tudo o que estivesse escrito, em papiros e rolos, num só local, à disposição dos maiores cérebros daquela época e de outras gerações.
A biblioteca foi o que hoje é (ou deveria ser...) uma boa universidade: um centro de inteligência, que liga os conhecimentos acumulados às descobertas das artes e das ciências. E isso foi assim até a altura de 642 d.C., quando o vasto material de todas as partes do mundo ali depositado foi usado -dizem- para combustão, para aquecimento dos banhos da cidade.
Quer saber quem andou por lá? Euclides, o matemático, Teócrito, o inventor da poesia pastoral, e Arquimedes, o físico da "eureka!", além de gerações de historiadores, médicos e astrônomos. Os mais importantes deles estão biografados no livro, sempre no contexto da vida de Alexandria e de sua biblioteca, exemplo do que de mais sublime e de mais mesquinho pode a humanidade alcançar.


"Biblioteca de Alexandria"

Autor: Derek Adie Flower
Tradução: Otacílio Nunes e Valter Ponte
Editora: Nova Alexandria
Quanto: R$ 28


Eu leio

Silvinha Faro, apresentadora de TV
"Os Males do Tabaco e Outras Peças em Um Ato",
Anton Tchecov

"Reúne todas as peças curtas do dramaturgo russo. São comédias engraçadas. Minha predileta é "O Jubileu", em que um diretor-presidente tenta comemorar o aniversário do banco onde trabalha."



Texto Anterior: Folhateen explica: Seita anuncia clonagem de bebês, mas não mostra as provas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.