São Paulo, segunda-feira, 13 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Sobre os riscos de engravidar

"Meu namorado ejaculou no carro, limpou a mão em um pano e, após cinco minutos, colocou os dedos na minha vagina. Estava no quarto dia da menstruação e usava um absorvente interno. Existe risco de gravidez?"

"Se um garoto fica excitado, vai tomar banho e sua namorada (virgem) usa o mesmo sabonete logo depois dele, existe risco de ela engravidar?"

"Gostaria de saber se a mulher pode engravidar sem estar no seu período fértil."

TRÊS DÚVIDAS sobre risco de gravidez que fazem a gente pensar em como as informações estão chegando nas garotas e por que será que elas se atrapalham tanto, ainda hoje, com essa questão. Mas, vamos lá: o risco real de gravidez acontece quando ocorre penetração do pênis na vagina ou ejaculação logo na entrada da vagina, tudo isso no período fértil da mulher.
Assim, não se engravida se o homem ejacular na banheira ou na piscina (desde que o pênis não esteja dentro da vagina, obviamente) e, também, não há possibilidade de gravidez se a ejaculação acontece com o casal ainda com roupa (mesmo cueca e calcinha).
Um risco intermediário acontece quando o garoto ejacula e, em seguida, introduz os dedos com esperma no canal da vagina. Nessa situação, ele pode fazer, eventualmente, o transporte de espermatozoides viáveis.
No caso da garota do carro, já que o rapaz havia se limpado e esperado alguns minutos (tempo suficiente para "secar" o esperma), mesmo que a garota estivesse no seu período fértil, seria bem remota a possibilidade de uma gravidez. Para diminuir ainda mais esse risco, ela ainda estava no final da menstruação.
Na história do banheiro, é pouco provável que espermatozoides sobrevivessem e tivessem viabilidade (depois de enfrentarem a água do chuveiro e o sabonete) para chegar ao interior da vagina e produzir uma gestação. E, para a última leitora: a ovulação acontece na mulher 14 dias antes da próxima menstruação. Como a maior parte das mulheres tem ciclos de 28 a 30 dias, ovulação e período fértil (de três dias antes até três dias depois da ovulação) acontecem, em geral, no meio do ciclo. Fora do período fértil a mulher não engravida, mas, como muitas têm irregularidades no ciclo, fica difícil precisar essas datas.
Para acabar, é bom lembrar que boa parte dessas angústias poderia ser aliviada com o uso de um método anticoncepcional confiável, que protegeria a mulher de forma efetiva. Que tal falar com o ginecologista?


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Literatura: Puxou à mamãe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.