São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 2009

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Sexo & Saúde - Jairo Bouer

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Novas estratégias contra a Aids

"Chaves, dinheiro e camisinha: as doenças sexualmente transmissíveis estão se espalhando rapidamente. Não pegue uma esta noite!" Essa é uma campanha que circula em revistas inglesas de entretenimento nas últimas semanas, parte de uma estratégia de tentar usar meios menos convencionais (anúncios descolados) para tentar barrar os casos novos de Aids e o número crescente de DSTs entre jovens.
Por aqui, o que se vê é um fenômeno muito parecido com o que se constata nos últimos anos no Brasil. Muito álcool e drogas na noite e, como consequência, menor proteção no momento do sexo. Além disso, os mais jovens não parecem ser tão tocados pelas campanhas de prevenção como as gerações anteriores.
Não é à toa que governos, autoridades de saúde, agências de publicidade e ONGs tentam quebrar a cabeça, mundo afora, para criar campanhas e estratégias que aproximem o discurso da prevenção do universo jovem.
No Brasil, no final de junho, uma nova pesquisa sobre comportamento sexual do brasileiro, feita pelo Ministério da Saúde, revelou que muitos jovens estão conhecendo seus parceiros sexuais pela internet. Cerca de 10% dos garotos e garotas brasileiros já encontraram pelo menos um parceiro sexual em salas de chat, blogs, redes sociais etc. Conhecer alguém na web e trazer para a vida real significa que os mesmos cuidados devem ser tomados. A sensação de que já se conhece a pessoa não pode servir de desculpa para a falta de proteção.
Com base nesses dados, o ministério já anunciou que pretende fazer campanhas para os jovens usando especificamente a internet para divulgar informação. Pode ser uma boa estratégia! É mais barato do que anunciar em rádio e TV, e também mais durável. Além disso, cada vez mais os jovens preferem esse meio de comunicação.
Na semana passada, a Unaids (Agência das Nações Unidas para a Aids) anunciou que o Brasil será um dos países por onde começará a campanha mundial de prevenção da Aids, por meio dos Correios. A ideia é usar a vasta rede de agências de correios do país para postar informações, cartazes e folhetos. Isso pode complementar a estratégia de aumento do nível de informação da nossa população. E você? Está fazendo a sua parte?


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