São Paulo, segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vida na Casa Branca é cheia de mimos; e o futuro, de pressões

DE WASHINGTON

Apesar da vida controlada e do cerco da mídia, a parte mais dura de ser filho de presidente é construir uma identidade separada da dos pais. A afirmação é de Doug Wead, historiador, assessor de George H.W. Bush (1989-1993) e autor de "Todos os Filhos dos Presidentes" ("All the Presidents" Children", First Atria Books, 2004). Leia, abaixo, sua entrevista ao Folhateen. (AM)

 

FOLHA- O que é difícil em ser filho de um presidente?
DOUG WEAD-
Na verdade, os mais difíceis não são os anos na Casa Branca. Essa é a suposição geral. Mas eu entrevistei 19 filhos de presidentes, e a maioria gostou muito de morar lá. É um período tão cheio de atividades que passa muito rápido. E a Casa Branca significa poder. Podem pegar um avião particular para qualquer lugar do mundo. Conhecem muita gente, muitos artistas. Ganham brinquedos. O que é difícil é construir uma identidade separada da dos seus pais famosos. É uma luta que dura o resto da vida.

E a questão da privacidade?
A filosofia para criar filhos na Casa Branca evoluiu por muito anos, e a conclusão é que o melhor é manter os filhos longe da atenção pública. São muito agressivos nisso. Os amigos dos filhos, os professores, os pais dos amigos, todos são informados de que, se falarem com qualquer pessoa, serão excluídos do círculo da Casa Branca.

Há diferenças nas dificuldades entre os filhos de um mesmo presidente?
Sim. O filho mais velho, em geral o que tem o mesmo nome do pai, sofre muito mais pressão. Muitos morrem jovens e tem muitos problemas na vida. Não acho que seja coincidência. As pessoas têm expectativas muito altas em cima deles.

Deve ser especialmente difícil para um adolescente...
Sim. E os Obama dão pequenas doses de informação sobre Malia. Também criam a impressão de que ela é acessível, o que não é verdade.

Leia a íntegra folha.com.br/ft797044


Texto Anterior: Meu pai é o presidente
Próximo Texto: De olho na minhoca
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.