São Paulo, segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"A tecnologia ajuda a seguir tendências"

DE SÃO PAULO

Precisa de alguém para falar sobre o futuro? Pense no escritor Bruce Sterling, 56.
O norte-americano é requisitado para fazer previsões. Ele mantém um blog na revista antenada "Wired" (bit.ly/blogsterling), em que fala dos tempos que estão por vir. E esse é também um dos temas da conversa que tem com o Folhateen, no lobby do hotel em que se hospedou em São Paulo.
A fama de guru veio dos livros que ele escreveu nas últimas décadas. Bruce é conhecido como um dos pais do movimento cyberpunk, vertente da ficção científica que alia avanços tecnológicos com retrocessos sociais.
"Continuo trabalhando, mas fiquei mais velho e mais respeitável", brinca o autor.
O tempo também mudou a tarefa de prever o futuro. Ficou mais fácil. "A tecnologia ajuda a seguir tendências."
Ele dá um exemplo: "Quando eu tinha 20 anos, não sabia nada sobre o Brasil. Hoje, sigo Dilma Rousseff e Gilberto Gil no Twitter".
Com isso em mente, ele dá sugestões para quem quer vislumbrar o que vem por aí.
"Você precisa olhar para os jovens. Daqui a 20 anos, o mundo se parecerá com os desejos deles, porque é assim que eles vão moldá-lo."
Um exemplo: o tipo de homem que as garotas procuram dão pistas do futuro.
"Elas estão de olho em vampiros e em lobisomens, ou seja, em parceiros fantasiosos. É diferente de antigamente, quando elas procuravam maridos com empregos e vidas estáveis." (DB)


Texto Anterior: Siga o mestre
Próximo Texto: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: Gênios modernos ainda têm posturas "animais"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.