São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

ESCUTA AQUI

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR - cby2k@uol.com.br

Anderson, o lutador, "nasceu" na China

NÃO VOU entrar no mérito daquele monte de machões urrando em torno de um ringue, onde outros dois machões cafungam e suam um no cangote do outro.
Tem quem goste -e virou fenômeno. Mais ainda depois que Anderson Silva cravou uma pezada em Vitor Belfort e se consolidou como rei do vale-tudo.
Hoje é corriqueiro gostar desse tipo de luta. Mas o que o pessoal mais jovem talvez não saiba é que as artes marciais só ganharam glamour por causa de um baixinho sino-americano, astro do cinema: Bruce Lee (1940-1973).
Bruce Lee não veio do nada. Teve um mestre, e esse mestre está na moda: Ip Man (1893-1972).
São três filmes recentes sobre a vida de Ip Man, todos da China. Sucessos inesperados. Agora, até o maior cineasta chinês, Wong Kar-Wai, está filmando uma biografia de Man.
O primeiro se chama "Ip Man" (no Brasil, "O Grande Mestre"). Mostra Man levando uma vida rica e pacífica. A fotografia é linda. As coreografias de luta, espetaculares, muito mais realistas do que no cinema americano.
Mas, nos anos 40, os japoneses invadem a China, barbarizando, e Man se manda com a família para Hong Kong, que na época era colônia inglesa. É do período de Ip Man em HK que trata "Ip Man 2". O mestre foge da China continental sem grana. Abre uma academia para faturar algum. Não perde a índole pacífica e incentiva os alunos a lutar só em competições, não na rua.
Diante dos sucesso desses dois filmes, surgiu "Ip Man, a Legend is Born", que mostra Man adolescente, ainda aprendendo kung-fu.
Se você se interessou pelo Anderson Silva botando o Belfort pra dormir, vai gostar dos filmes sobre Man. Pancadaria com poesia.

PLAYER

Veja em DVD
"O Grande Mestre"
Ip Man entrenta os invasores japoneses. É uma patriotada só, mas o filme é bonito demais.

Ouça on-line
"Punching in a Dream", The Naked and Famous

Eu te amo, Kate Bush, sua linda! Ah, não é a Kate Bush? No problem.

Ouça on-line
triplej.net.au

A ótima rádio australiana deu um gás na qualidade técnica da transmissão. E a programação é dez.


Texto Anterior: Paramenos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.