São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 2005

Texto Anterior | Índice

BALÃO

Zinho

DIEGO ASSIS
COLUNISTA DA FOLHA

Já foi dito aqui que os jornais europeus, especialmente na França, costumam reservar um espaço generoso aos quadrinhos. Na semana passada, indiquei uma HQ que Joe Sacco fez para o inglês "The Guardian" (www.guardian.co.uk). Pois não é que, naquele mesmo dia, o mesmo "Guardian" iniciou uma nova série com o papa do underground Robert Crumb? Durante toda a semana, o diário publicou trechos de entrevistas e, o que é melhor, uma série de cartuns coloridos assinados pelo mestre. Ai, se a moda pega...

 

Ainda no terreno dos jornais -e da contracultura-, o site de "Doonesbury" (www.doonesbury.com), uma das tiras mais populares dos EUA, está fazendo uma retrospectiva do personagem Uncle Duke. Criado pelo cartunista Garry Trudeau no início dos anos 70, o "tio" Duke é a versão em quadrinhos do jornalista "gonzo" Hunter S. Thompson, que se matou no mês passado após uma vida regada a sexo, drogas e rock'n'roll.
 

Marinheiro de primeira viagem?
Foi assistir a "Constantine" e não viu "nada de errado"? Então comece por aqui. A um precinho camarada, a DC está relançando em um só volume os números 1 de algumas das principais HQs do selo Vertigo. "First Taste" sai só em abril, mas já dá para en- comendar pela Devir (www. devir.com.br).


@ - balao@folha.com.br



Texto Anterior: Brasil: Menina de 13 anos descobre a cidade grande
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.