São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

INTERNETS

RONALDO LEMOS - ronaldolemos09@gmail.com

Ministra enfrenta fogo cruzado na internet

MUITA GENTE está acompanhando o barulho em torno da ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Em pouco tempo, ela conseguiu uma façanha: desagradar a muitos dos segmentos que estão sob o seu ministério.
Quem trabalha com cinema e TV ficou alarmado com as declarações da nova secretária do Audiovisual.
Ela disse que quer criar um "reality show" formado por "coletivos criativos" filmados 24 horas por dia, no estilo "Big Brother" (glo.bo/eKfzMo). Se é uma política pública, entendo por que o setor do audiovisual ficou alarmado.
Nas artes plásticas, é o mesmo. Sem maiores explicações, a ministra mudou o coordenador da participação brasileira no festival de artes Europalia, na Bélgica (bit.ly/gv0tuP). Artistas que trabalhavam havia mais de um ano para ir ficaram a ver navios.
Na semana passada, uma reunião com músicos no Rio, com a participação de Ivan Lins, Fernanda Abreu, Dado Villa-Lobos e outros, articulou um movimento para pedir atenção à música e à fiscalização do Ecad, órgão que arrecada direitos autorais. A ministra já declarou que é contra essa fiscalização.
Para deixar clara sua posição, demitiu o coordenador de direitos autorais do ministério, responsável pelo projeto de reforma da lei. Afirmou que "não leu o projeto" e, mesmo assim, não gostou dele. Vai chamar "juristas" para analisá-lo.
Só que foram feitas 80 reuniões e oito seminários nos últimos quatro anos sobre o tema. Juristas foram o que não faltou. O texto, aberto na internet para comentários, recebeu mais de 8.000 contribuições. Quem participou perdeu tempo.
Mas há um ponto positivo nisso tudo. A ministra está incentivando uma nova geração de vozes on-line, muitas delas jovens, a acompanhar de perto os deslizes do ministério, usando para isso redes como o Twitter e o Facebook.
Cedo ou tarde, vai ter de responder a elas.

MONITOR

JÁ ERA
Reforma da lei dos direitos autorais

JÁ É
Fiscalização pública do ECAD

JÁ VEM
Ministério da Cultura em estado de paralisia, vivendo crise permanente

OUÇA O PODCAST DA COLUNA www.folha.com.br/mm885385


Texto Anterior: Agenda da semana
Próximo Texto: O2 Neurônio: Traídos pela tecnologia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.