São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vencedor na categoria 18 anos ou mais

Carlos Roberto Ribeiro de Sousa Santos, 29
Ferraz de Vasconcelos, SP



Carlos apostou no preconceito

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Você não consegue dizer se uma pessoa é boa ou má apenas olhando para uma imagem." Foi partindo dessa premissa que Carlos Roberto Santos, 29, fez o desenho vencedor da categoria acima de 17 anos.
Para ilustrar a idéia, desenhou dois guerreiros bastante diferentes -um bonito, outro feio. Apesar de, segundo o autor, o leitor tender a achar que o bem afeiçoado é bonzinho, esse julgamento é somente baseado em preconceitos.
Dentre os mangás preferidos de Santos estão "Death Note", "Astro Boy", "Lodoss War" e o clássico "Akira". A próxima aquisição deve ser "Full Metal Alchemist". Sua coleção já tem quase 300 mangás -número insuficiente para ele. "É pouco. Quero ter muito mais", declara.
Santos aponta como referências para seu trabalho os mangás "Ranma «" e "Holy Avenger".
Apesar das facilidades tecnológicas, ele prefere comprar a baixar na internet. "Prefiro ter o mangá na mão", diz o vencedor, que desenha desde 1998.
O traço limpo do desenho de Santos cabe bem na sua carreira -trabalha como decorador. E os gibis japoneses muitas vezes servem a ele de inspiração -"você acaba conhecendo ambientes diferentes, vê as coisas de uma perspectiva nova", diz.
Santos vai pelo menos duas vezes por mês ao bairro da Liberdade. Lá, compra os animes que não são exibidos na TV.
Aprender a língua japonesa, para alguém tão ligado à cultura oriental, é um passo que não surpreende. Santos conta que está estudando por conta própria porque não tem tempo para freqüentar aulas. "Já decorei um dos alfabetos", diz.
O autor do desenho enviado à Folha acreditava em seu sucesso. "Eu estava confiante na idéia, e minha mulher me incentivou bastante", conta o vencedor. (DB)


Texto Anterior: Nível dos trabalhos enviados foi alto
Próximo Texto: Fernanda misturou ação e amor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.