São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

Vozes gêmeas

Breeders, banda de rock indie liderada pelas gêmeas Kim e Kelly Deal, lança o sujo e delicioso disco "Mountain Battles"

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

Demora sempre, mas vale a pena esperar por um novo trabalho da Breeders, banda paralela da ex-baixista dos Pixies, Kim Deal, em parceria com a sua irmã gêmea, Kelly. Seu primeiro disco, "Pod", é de 1990; o segundo, "Last Splash", de 1993, saiu em plena era grunge; e o terceiro, "Title TK", é de 2002.
Seis anos depois desse último as vozes doces das duas se reencontram em "Mountain Battles". E é sempre muito reconfortante ouvir essas gêmeas, quase sempre em coro psicodélico, entoando letras malucas em faixas que passeiam entre o rock indie e o folk, por momentos de pura viagem e até por uma balada dramática cantada com bom humor no melhor estilo mexicano choroso.
Outra sensação boa de ouvir "Mountain Battles" está no espírito barato de gravação, que parece ter sido feita em um único take. Nada de alta fidelidade sonora ou de som cristalino; alguns ruídos e chiados fazem parte do som da Breeders.
Essa sonoridade suja é especialidade do produtor Steve Albini, que produziu "Surfer Rosa", dos Pixies, "In Utero", do Nirvana, e o primeiro das gêmeas, "Pod", um dos discos mais curtos e poderosos do universo indie do século passado.
Albini é um grande defensor de equipamentos analógicos, detesta CDs e prefere mesmo o ruidoso vinil. Assim, sua produção em "Mountain Battles" se encaixa perfeitamente no espírito caseiro e relaxado das tranqüilas irmãs Deal, principalmente na estréia, em 1990.
Mas não significa que a Breeders tenha lançado um álbum idêntico ou até mesmo inferior ao primeiro. Ouça a faixa dois, "Bang On", curta, grossa e dançante, ou a agitada "German Studies" e se apaixone pela originalidade de Kim e Kelly.

MOUTAIN BATTLE
The Breeders
www.4ad.com/breeders/



Texto Anterior: Fernanda misturou ação e amor
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: A caretice da TV "moderna" na web
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.