São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

livros

Cartas para o futuro

A experiente Marília Pêra lança "Cartas a uma Jovem Atriz", dando continuidade à coleção de livros sobre profissões

LUANA VILLAC
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tem gente que praticamente já nasce sabendo o que quer fazer da vida. Mas, para a maioria dos mortais, a escolha da carreira é uma decisão difícil. E, para complicar, geralmente a distância entre o que um estudante imagina sobre uma profissão e como ela realmente é no dia-a-dia costuma ser grande. A série de livros "Cartas a um Jovem", do selo Campus-Elsevier, se propõe a dar uma força para quem se encontra nessa encruzilhada procurando uma placa com os dizeres "futuro profissional".
A idéia é simples e boa: profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação são convidados pela editora a escrever missivas dirigidas a aspirantes ao seu ofício, falando de questões como talento, vocação, o cotidiano do trabalho, glórias, sinuosidades e dificuldades do caminho. Até agora já foram lançados 16 volumes, assinados por nomes de peso como o estilista Alexandre Herchcovitch, o psicanalista Contardo Calligaris e o técnico de vôlei Bernardinho (veja quadro ao lado).
O título mais recente da coleção, direcionado a jovens atrizes, é de autoria de Marília Pêra. Apesar de ser excessivamente auto-referente e de conter trechos dispensáveis, como o capítulo que trata das manias dos atores em que ela discorre por quase dez entediantes páginas sobre suas próprias idiossincrasias em relação à higiene, a obra retrata com sinceridade os bastidores das telas e coxias a partir do ponto de vista privilegiado de uma atriz-diva.
Marília expõe suas inseguranças sem maquiagem, o que pode trazer algum conforto para as debutantes que pensam em trilhar as sendas da atuação. O livro tem ainda o mérito de proporcionar um pequeno panorama histórico-afetivo da profissão no Brasil.
O corpo, a voz, os adereços e os truques para ensaiar e representar são outros temas abordados pela autora, que não deixa de lado um outro componente conhecido do universo do ator: o ego. Marília Pêra estará presente no próximo dia 24 às 19h30, na livraria Travessa do Shopping Leblon, no Rio, para autografar o título.
Os próximos volumes da coleção, que estão sendo escritos pelo cirurgião plástico Ivo Pitanguy, pelo fotógrafo Bob Wolfenson e pelos irmãos Humberto e Fernando Campana, designers, devem ser lançados até o início do ano que vem.


Texto Anterior: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: A caretice da TV "moderna" na web
Próximo Texto: Conheça obra que inspirou a série literária
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.