São Paulo, segunda-feira, 14 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tv

Game start

Série "A Era do Videogame", do Discovery, mostra a história das diversões eletrônicas

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando você liga seu console de videogame e seleciona "game start" (início de jogo) não imagina a 00 história que há por trás dessa caixinha inventada há 35 anos pelo cientista Ralph Baer com o nome Magnavox Odyssey.
A real é que dificilmente alguém pensa nisso quando segura o joystick nas mãos. Afinal, jogar games de última geração é bem mais emocionante que aula de pré-história eletrônica.
Mas a minissérie "A Era do Videogame" (em inglês, "I, Videogame" -eu, videogame) pode despertar o interesse de quem, além de jogar, quer saber que o primeiro game, "Tennis for Two" (tênis para dois), foi criado em 1958, auge da Guerra Fria, com tecnologia militar. E simulava, de modo bem rudimentar, uma partida de tênis.
Ou que o primeiro jogo de arcade (máquina grande de locais de diversões eletrônicas) foi inventado por dois alunos da Stanford University (EUA) e ficava nas dependências sociais da universidade para os estudantes usarem. Funcionava com moedas de dez centavos de dólar e era uma guerra espacial, inspirada na defesa americana contra mísseis soviéticos.
Esses assuntos de "A Era do Videogame" estão no primeiro capítulo, intitulado "O Polegar", de um total de cinco que começam a ser exibidos a partir de quarta-feira, no canal pago Discovery, sempre às 21h.
Neles, discute-se com criadores de jogos como "Doom" (violento game em primeira pessoa) e da série "The Sims" (na qual o jogador cria e administra mundos) a decadência e a volta por cima nos anos 80, o impacto dos games na realidade, aspectos dos bilhões ganhos pela indústria, a troca de tecnologia com a indústria bélica e o futuro dos jogos on-line.
Mas, quem quer pouco papo e muito jogo, é melhor mesmo gastar a hora de duração do episódio matando monstros.

A ERA DO VIDEOGAME


A partir de quarta-feira, dia 16/5, às 21h, no Discovery Channel


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Aula de história
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.