São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 2002

Texto Anterior | Índice

ESTANTE

História de filme migra das telas para um livro de abordagem direta

Se você presta atenção nas coisas da cultura brasileira, é possível que tenha ouvido falar da censura ocorrida contra o livro "Canto dos Malditos", de Austregésilo Carrano Bueno, que foi proibido de circular porque, supostamente, ofendia um sujeito, um médico, que teria sido responsável por impor um tratamento psiquiátrico inadequado a um jovem envolvido com drogas.
O enredo lhe parece familiar? Talvez sim, porque essa história de jovem envolvido com drogas que é submetido a internação brutal e a processo pavoroso andou por aí, nos cinemas, no premiado "Bicho de Sete Cabeças", de Laís Bodansky, estrelado por Rodrigo Santoro.
Tão premiado e tão forte que mereceu um tratamento raro entre nós: o roteiro original do filme, escrito por Luiz Bolognesi, ganhou edição em livro, com o mesmo título do filme. Você já viu como é isso? Vale a pena, porque num roteiro vem o enredo que poderia estar desenvolvido num romance, mas que recebe ali um tratamento específico, apenas com as indicações das cenas (se é dia ou se é noite, se a cena é interna ou ao ar livre) e os diálogos.
Isso quer dizer que a leitura é mais direta, sem a mediação da psicologia dos personagens. E, no caso deste filme, com sua carga tremenda de sofrimento, esse ritmo proporciona uma leitura trepidante, discutindo um tema que está em todas as cidades e em todas as classes: a droga e os modos de lidar com ela.

E-mail: fischerl@uol.com.br

"Bicho de Sete Cabeças: Roteiro do Filme Dirigido por Laís Bodansky"

Autor: Luiz Bolognesi
Editora: 34
Quanto: R$ 23

Eu leio

Cazé apresentador da MTV
"A Euforia Perpétua", Pascal Bruckner "Um ensaio sobre o dever da felicidade, sobre como ela foi se transformando e, com o tempo, passou a ser um dever e, depois, um fim em si mesmo."



Texto Anterior: Folhateen explica: Como fica a distribuição do poder após as eleições?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.