São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Índice

Escuta aqui

@ - Álvaro Pereira Júnior

Use as pipetas para escutar

NO MEU tempo de estudante de química, pipeta era uma coisa de chupar. Um instrumento de laboratório, usado para medir/transferir pequenos volumes de líquido.
Agora, pipeta é uma coisa de escutar. Uma nova banda inglesa, The Pipettes, trio de meninas, faz pop, canta em uníssono e gosta de refrãos doces, que parecem ter sido produzidos por um Phil Spector de mais de 40 anos atrás, no auge da carreira.
O primeiro e até agora único álbum dessas moças saiu no ano passado. É impecável. Embora elas sejam inglesas, a temática das letras é focada na América dos anos 60. Traduções de alguns títulos de músicas: "Como é Duro Ver Você Dançar Tão Bem", "Sexo", "Transa de uma Noite", "Eu te Amo".
As Pipettes são três: RiotBecki (assim mesmo, com tudo junto), Gweeno e Rosay. São acompanhadas, no palco e em disco, por quatro marmanjos, os Cassettes -Jon (baixo), Seb (teclados), Robin (bateria) e Monster Bobby (guitarras).
Não se sabe se as Pipettes são só a face visível da banda, com algum gênio musical por trás. Ou se os Cassettes são meros acompanhantes, ou se, ao contrário, são eles o grupo principal (as três meninas seriam só carinhas bonitas).
O site da banda não informa muita coisa. Tem poucas fotos, nenhum vídeo e a última atualização de notícias foi feita em novembro do ano passado. O maior destaque no endereço www.thepipettes.co.uk é um manifesto, que parece ter sido escrito por algum "scholar" da música pop, em que as Pipettes (ou quem escreveu por elas) escancaram seu amor pelo pop de Phil Spector e dizem nada ter a ver com as raízes clássicas do rock -a saber, os Beatles.
Em certo trecho do manifesto, elas sentenciam: "We don't love you (yeah, yeah, yeah). We don't want to hold your hand". Assim são as Pipettes. Não precisam dos Beatles. E são coisa de escutar.

CD Player

PLAY: "WE ARE THE PIPETTES",
THE PIPETTEs///

O mundo pré-Beatles era bem melhor, defendem as Pipettes. Depois de escutá-las, difícil não concordar.

PAUSE: IPHONE///
Telefone + iPod. Já houve tentativas semelhantes; floparam. A Apple entrou nessa esta semana. Vamos aguardar.

EJECT: CICARELLI E NAMORADO X
YOUTUBE///

Numa palavra: megalomania.


Texto Anterior: +CDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.