São Paulo, segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Exageros na web

Quanto será que a internet está "modelando" o comportamento dos jovens? Vários estudos têm sido feitos mundo afora para investigar essa relação. Dois dos mais recentes indicam que a internet pode estar atrapalhando a capacidade do jovem de se concentrar e que o excesso de contato com a rede pode indicar sintomas de depressão.
O primeiro desses estudos, feito na UCL (Univesity College of London), concluiu que os jovens estão perdendo a capacidade de ler e de escrever textos longos, influenciados pelo padrão de contato com a informação na internet. Assim, o excesso de possibilidades e a maneira com que as associações são feitas na rede acabam mudando o funcionamento do cérebro do jovem, que teria mais dificuldade para se deter em uma única tarefa por muito tempo.
Vale dizer que pesquisas anteriores já indicavam que o jovem contemporâneo, com suas múltiplas fontes de informação (televisão, internet, sistemas de comunicação, games etc.), teria um nível de atenção e de concentração que flutua mais do que nas gerações anteriores.
Eles teriam maior capacidade de se ligar a vários estímulos ao mesmo tempo, mas também sofreriam mais para concluir um único objetivo -por exemplo, um trabalho da escola que exige maior tempo de pesquisa ou até mesmo manter a atenção em uma aula expositiva de 50 minutos.
Outro estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Leeds, mostrou que a depressão é mais comum em pessoas que fazem uso excessivo da internet, deixando de lado outros aspectos da vida.
Entre as pessoas com um comportamento compulsivo (que exageram no uso da internet), a taxa de depressão era cinco vezes maior do que a encontrada entre o restante dos usuários da rede. Fica apenas difícil afirmar o que veio antes -o uso excessivo do computador ou os sintomas da doença.
Como se vê, o uso da internet exige alguns cuidados. Quem está exagerando pode estar enfrentando algum outro tipo de dificuldade. Além disso, que tal usar outras maneiras mais reais de contato com o mundo? Amigos, lazer, passeios, atividades físicas e um bom livro não devem ser deixados de lado nunca, certo?


Texto Anterior: Internet: 140 caracteres é pouco
Próximo Texto: Cozinha: Programa "Larica Total" faz culinária com o que tiver na geladeira, segundo seu criador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.