São Paulo, segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COZINHA

Programa "Larica Total" faz culinária com o que tiver na geladeira, segundo seu criador

IURI DE CASTRO TÔRRES
DA REPORTAGEM LOCAL

Paulo Tiefenthaler põe o roupão de banho e vai para trás da mesinha de madeira na cozinha.
Com uma cebola numa mão e uma faca de pão na outra, ele assume a persona de Paulo de Oliveira, o solteirão carioca com barba por fazer e cabelo desgrenhado que inventa e reproduz receitas tão geniais quanto esdrúxulas, como o sushi de feijoada, o estrogonofe de salsicha e o "yakisobra", no programa "Larica Total", do Canal Brasil.
A "cozinha de guerrilha", preparada "engolindo o choro e com o que tem na geladeira", tem grande apelo entre o público jovem, segundo Paulo.
Rumo à terceira temporada -é exibido todo sábado, à 0h30-, a produção faz sucesso também na internet. Os vídeos postados no YouTube atraem até 20 mil fãs por episódio.
A maior audiência é da estreia, episódio em que Paulo ensina aos espectadores o "Frango Total Flex", uma gororoba com vinho barato, mel, shoyu, ketchup e mostarda.
"Sou a favor da pirataria do meu programa", diz Tiefenthaler. "A audiência na internet chega a ser maior do que na TV, então temos que divulgar."
O ator de 40 anos, nascido na Suíça (onde trabalhou como garçom), diz que o personagem Paulo de Oliveira é uma mistura de sua própria personalidade com as de amigos e de colaboradores do "Larica Total".
Segundo Tiefenthaler, o programa faz sucesso porque ensina receitas realmente gostosas, apesar da aparência por vezes tosca. "Solteirões e solteironas têm cozinhas iguais à minha, que não são de novela", diz. "É antiga, mas é limpa."
Gravado no apartamento de Paulo, no Rio de Janeiro, o "Larica Total" é escrito por mais três pessoas. O improviso, no entanto, está na base do humor do programa, com piadas tiradas de situações reais vividas por Tiefenthaler, ou melhor, Paulo de Oliveira.

NÃO ERRE
Dicas da cozinha 'lariquenta' de Paulo de Oliveira

Tenha sempre na geladeira
 Cebola
 Alho
 Tomate
 Ovo
 Cerveja (para maiores de 18)
 Água
 Pão de forma

Utensílios indispensáveis
 Faca de pão (corta tudo, menos sushi de feijoada: bit.ly/sushifeijoada)
 Colher de pau ("Tome um chope a menos e compre uma", diz Oliveira)
 Frigideira

Três receitas para impressionar a gata
 Moqueca de ovo bit.ly/moqueca
 Pudim de leite bit.ly/pudimleite
 Omelete bit.ly/omelete


Texto Anterior: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: Exageros na web
Próximo Texto: Na estrada - Mayra Dias Gomes: O segredo mais bem guardado do rock'n'roll
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.