UOL


São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

02 NEURÔNIO

Os otimistas chatos e saudáveis

JÔ HALLACK
NINA LEMOS
RAQ AFFONSO

COLUNISTAS DA FOLHA

Tem coisa mais chata do que gente excessivamente feliz? Sim, aquela gente otimista que tenta contagiá-lo com a felicidade deles!
Temos preguiça de gente "pra cima" demais e a coisa que mais odiamos ouvir quando estamos deprês é a frase: "Pense no lado positivo disso tudo". Como pessoas que foram darks quando eram crianças e ouviram muito The Cure e Smiths, achamos que algumas situações não têm lado positivo. E ponto final.
Ou, se têm, é um ponto positivo tão obscuro que você nunca vai descobri-lo. O que, convenhamos, é a mesma coisa que não ter um ponto positivo.
Caso clássico. Você está apaixonada por um cara e ele não está apaixonado por você. Qual é o lado bom disso? Que você vai ficar em casa chorando? Que vai tomar café demais e comer chocolate demais só por causa da tristeza?
Não. Que você, além de não ser correspondida, ainda vai engordar? Não! Em alguns casos, não existe o lado positivo. E ponto final.
Agora, mais uma injustiça da vida. Cientistas -americanos, claro-, da Universidade de Madison, descobriram que o pensamento positivo faz bem para a saúde! Isso significa que as pessoas que dizem "ver o lado positivo da história" provavelmente vão viver mais do que a gente. Que sacanagem! Mas, como gostamos de viver, tentamos ter alguns pensamentos positivos para melhorar nossa saúde. Você pode pegar emprestado se quiser.
1- Os nossos amigos são legais. Os nossos amigos são legais.
2- Em novembro, vai haver shows legais no TIM Festival.
3- A próxima novela das oito vai ser do Gilberto Braga.
4- Um dia, teremos férias.
5- No mundo, existe capuccino.
Isso foi o máximo que conseguimos. Não deu para ter outros pensamentos positivos porque nossosuperego entrou em ação e, então, lembramos que:
1- Alguns dos nossos amigos, às vezes, são fofoqueiros ou invejosos.
2- Vamos passar nervoso no TIM Festival porque vamos encontrar ex-pretês.
3- "Mulheres Apaixonadas" vai acabar.
4- As férias sempre acabam rápido.
5- Capuccino, assim como pessimismo, faz mal para a saúde.
Mas, de repente, lembramos que existe muita gente não-otimista neste mundo que tem longevidade. O Iggy Pop canta "No Fun" e continua com o corpo ótimo, e o Elvis Presley, que era todo otimistazinho, morreu jovem, porque na verdade, era deprimido. Ops, de repente, ficamos otimistas!


Texto Anterior: Carnívoro ou vegetariano?
Próximo Texto: Game on: Piratas encontram novos parceiros por todo lado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.